Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2814
Título: As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Escola inclusiva
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Escola–família
Ensino básico
Inclusive school
Special education
Special educational needs
School-family
Basic education
Data: Nov-2014
Editora: Patos de Minas : UNIPAM
Citação: MARTINS, Ernesto (2014) - As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais. Revista Alpha. ISSN 1518-6792. Ano 15, n.º15, p. 154-170.
Resumo: É importante a escola inclusiva e a família no apoio educativo ao desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais, pois esse desenvolvimento poderá ser condicionado pela relação ‘escola-família’, pela formação dos professores, de modo a melhorarem a comunicação, a participação, a socialização relacional e o envolvimento dessas crianças em contexto de sala regular. O estudo realiza-se numa escola portuguesa do 1.º Ciclo do ensino básico, utilizando a metodologia do paradigma interpretativo, para compreender como se processa a relação educativa escola-família. Aplicaram-se as técnicas de recolha de dados, observação documental, natural e participante e a entrevista semiestruturada a dez famílias de filhos com necessidades educativas especiais. Analisaram-se os dados pela triangulação e análise de conteúdo, estabelecendo 6 categorias de análise interpretativa. Conclui-se que há necessidade de mudança da escola, melhor formação dos professores, melhoria nos apoios e recursos, capacitação dos pais para uma comunicação mais eficiente, um envolvimento e uma participação mais responsável.
Abstract - The inclusive school and family are important for educational support to the development of children with special educational needs, because this develop-ment may be conditioned to the school-family relationship, to the training of teach-ers in order to improve communication, in order to improve communication, partici-pation, relational socialization and involvement of these children with regular learn-ing classes. The study takes place in a Portuguese school in the first Cycle of basic ed-ucation, using the methodology of interpretative paradigm, to understand how the educational relationship school-family occurs. We applied the techniques of data col-lection, documentary, natural and participant observation and the semi-structured interview with ten families of children with special educational needs. We analyzed the data by triangulation and content analysis, establishing 6 categories of interpre-tative analysis. We concluded that a change is necessary in schools, better training of teachers, improvement in resources and support, support and empower the parents to a more effective communication, involvement and a more responsible participa-tion.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2814
ISSN: 1518-6792
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As_representações_das_famílias.pdf770,1 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.