Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2824
Título: Utilização da análise espacial multicritério para avaliação da aptidão biogeofísica do medronheiro na região Centro
Autor: Quinta-Nova, L.C.
Roque, N.
Ricardo, A.
Ribeiro, M.M.A.
Palavras-chave: Arbutus unedo
análise espacial multicritério
índice de adequabilidade de habitat
SIG
Data: 2015
Citação: QUINTA-NOVA, L.C. et al. (2015) Utilização da análise espacial multicritério para avaliação da aptidão biogeofísica do medronheiro na região Centro. II Jornadas do Medronho. Coimbra, 22 de maio.
Resumo: O medronheiro (Arbutus unedo L.) é uma espécie autóctone em Portugal, com distribuição ubíqua, tolerante à secura estival, a solos de baixa fertilidade e com uma resistência ativa a incêndios florestais. Neste estudo pretendeu-se identificar o habitat mais favorável para a espécie na região Centro com base na integração de um conjunto de fatores biogeofísicos. Foram, para esse efeito estimados descritores baseados no relevo, no solo, no histórico de incêndios, no coberto vegetal atual e potencial, tendo como base o modelo digital do terreno, a cartografia de solos, os perímetros de áreas ardidas e a cartografia fitossociológica e biogeográfica. Foram recolhidos dados climatológicos a partir de várias estações meteorológicas e mapas bioclimatológicos para calcular os índices bioclimáticos, usando ferramentas geoestatísticas. Os diferentes temas foram classificados em três níveis de aptidão para a espécie: desfavorável, pouco favorável e favorável. Com base nos temas resultantes da reclassificação em níveis de aptidão, calculou-se o índice de adequabilidade de habitat (HSI) para o medronheiro. Esta avaliação da aptidão para o medronheiro foi efetuada com recurso ao método de análise espacial multicritério (AHP). Segundo o AHP, os pesos e prioridades a atribuir aos critérios resultam de um conjunto de julgamentos subjetivos realizados por participantes envolvidos no processo, sendo desenvolvidas matrizes de comparação par a par, utilizando uma escala de nove níveis.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2824
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
II_jornadas_Medronho_220515.pdf850,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.