Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2833
Título: Avaliar o cumprimento das metas curriculares no ensino básico : conceção de um instrumento de recolha e tratamento de dados de avaliação
Autor: Filipe , José Manuel Sousa Mariano
Orientador: Afonso, Paulo José Martins
Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens
Classificação
Metas curriculares
Registos de avaliação
Tratamento de dados de avaliação
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Learning assessment
Classification
Curriculum goals
Assessment records
Data assessment analysis
Formative evaluation
Summative evaluation
Data de Defesa: 2015
Resumo: O grau de subjetividade na avaliação tem sido a tónica de quem avalia, procurando torná-la o mais objetiva possível. Durante um percurso de ensino e de aprendizagem, regulado pela avaliação e terminando numa avaliação para a classificação, o professor, enquanto avaliador, assume um papel que talvez seja o mais difícil no conjunto de todas as suas competências. À pretensão de uma avaliação formativa, que ainda se encontra afastada do ideal, junto a outras tarefas que também fazem parte das competências do professor, vem agora juntar-se uma nova referência na avaliação das aprendizagens dos alunos, que é o apuramento do nível de desempenho no cumprimento de metas curriculares. É neste contexto que, procurando dar um contributo para melhorar a execução da difícil tarefa que o professor tem como avaliador, se desenvolveu este trabalho de projeto. O desenvolvimento deste projeto visou a conceção de um instrumento para recolha e tratamento de dados de avaliação (IRTDA) que auxiliasse o professor na sua complexa atividade de avaliador. O estudo realizado contou com a participação de professores de vários agrupamentos de escolas na testagem desta aplicação, com o propósito de conhecer o grau de aceitação na implementação deste instrumento nas suas atividades avaliativas. Assim, o estudo teve como objetivos medir: i) a amigabilidade do software que constitui o ambiente de trabalho do IRTDA; ii) o grau de interesse sobre as funcionalidades que a ferramenta tem disponíveis; iii) o grau de satisfação acerca da capacidade do IRTDA ser adaptável a diferentes realidades, seja em diferentes áreas disciplinares ou a diferentes organizações escolares; iv) o grau de concordância sobre os critérios utilizados pelo IRTDA para classificar o nível de desempenho no cumprimento das metas, as capacidades transversais e atitudinais e v) o grau de aceitação do IRTDA relativamente à pertinência da sua implementação e utilização por parte dos professores nas suas práticas avaliativas. O instrumento desenvolvido teve por base a experiência profissional do professor de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo. Daí que a sua adequabilidade tenha sido pensada para dar respostas às necessidades dos docentes deste grupo de docência. Não obstante, o estudo analisa também a possível adequabilidade desta aplicação a outros grupos de docência. Foi neste sentido que o estudo contou com a colaboração de dois grupos de professores, um grupo formado apenas por professores do grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais) e outro grupo formado por professores que representaram os outros grupos de docência. Os resultados do estudo indicaram que o instrumento proposto é uma aplicação com um grande potencial no apoio ao professor, no que diz respeito às suas competências como avaliador, principalmente para os professores do 2º CEB de Matemática e Ciências Naturais. A aplicação foi fortemente valorizada no que diz respeito às suas funcionalidades, havendo também uma elevada satisfação sobre o manuseamento do software. A versatilidade da aplicação em se adaptar a diferentes contextos foi, de um modo geral, obtida com grande satisfação, principalmente pelos professores do grupo 230. Relativamente aos critérios utilizados pelo IRTDA para o apuramento do nível de desempenho dos alunos no cumprimento de metas, e de outros domínios de caráter transversal, foi obtido um bom grau de concordância, se bem que, tenha sido a dimensão menos apreciada. Dentro de uma apreciação global, chegou-se à conclusão que a ferramenta proposta tem uma elevada aceitação por parte dos professores do grupo 230, não havendo, no entanto, a mesma tendência por parte dos professores que representam os restantes grupos disciplinares.
The degree of subjectivity in assessment has been the focal point of those who evaluate, looking for a way to make it as objective as possible. During the teaching- learning process, regulated by assessment and culminating in an evaluation for classification, the teacher as evaluator adopts the most difficult role in the whole of his competences. To the assumption of a formative assessment, which is still far from its ideal, together with other tasks that are also a part of the teacher’s competences, there is currently a new reference in the assessment of students’ learning, meaning the clearance of the performance level in the fulfilment of the curricula learning goals. It is in this context that this project work has been developed, in search for a contribution to the improvement of the execution of the difficult task that the teacher has, as an evaluator. The development of this project aimed the building of an instrument for the collection and data processing (IRTDA) that would aid the teacher in their complex activity as an evaluator. The present study had the participation of teachers from different Schools in the testing of this application, with the objective of finding out the degree of acceptance in the implementation of this instrument in their assessment activities. So, the aim of this study was to measure: i) the friendliness of the software that constitutes the work environment of the IRTDA; ii) the degree of interest about the functionalities that the tool has available; iii) the degree of satisfaction about the capacity of the IRTDA to adapt to different realities, either in different school subjects or in different school organizations. Iv) the degree of agreement about the criteria used by IRTDA to evaluate the level of performance in the achievement of the learning goals, transversal and attitudinal capacities; v) the degree of acceptance of IRTDA as far as the importance of its implementation and usage by teachers in their assessment practice. The instrument which was developed was based on the professional experience of the Maths and Science teacher of students from the second cycle of basic education. Therefore, its adequateness was designed to give an answer to the needs of teachers who teach these subjects. However, the study also analyses the possible adequateness of this application to teachers who teach other school subjects. It was because of this that the study had the collaboration of two different groups of teachers, one formed by Maths and Science teachers (group 230) and the other composed by teachers who represent other school subjects. The results of the study indicated that the suggested instrument is an application with a great potential in the support of teachers, concerning their competences as evaluators, especially for those who teach Maths and Science to students from Grades 5 and 6. The application was strongly valued regarding its functionalities. There was also a high satisfaction as far as software usage is concerned. The versatility of the application in adapting to different contexts was generally obtained with great satisfaction, mainly by teachers from the group 230. As far as the criteria used by the IRTDA to the clearance of the level of the students’ performance in the achievement of learning goals, and other transversal areas, a good level of agreement was obtained, even though there has been a less appreciated dimension in this field. Within an overall assessment, we have reached the conclusion that the suggested tool has a high acceptance by the teachers in group 230. However, there was not the same tendency from teachers representing the other teaching groups.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2833
Designação: Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_projeto_IRTDA.pdf6,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.