Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2851
Título: CAROÇO, Vera; GIL, Henrique Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
Autor: Caroço, Vera
Gil, Henrique
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Família
Escola
Alunos
Blogue
Information and communication technology
Family
School
Students
Blog
Data: 2015
Editora: Universidade do Minho
Citação: CAROÇO, Vera ; GIL, Henrique (2015) - Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola : uma investigação na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 722-731.
Resumo: Este artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.
Abstract - This article reflects the importance of educational blogs as an approximation factor between family and school. Digital technologies have great impact on education, creating new ways of learning, dissemination of knowledge and, especially, new relationships between the teacher, the student and his family (parents/guardians). The aim of the investigation was to verify the contribution of educational blogs as an approximation factor between family and school. The research was conducted in a school of 1st CEB and 1st grade, attended by 25 students aged between 6 and 7 years. The methodology used to carry out this research was the qualitative character with a mixed approach, where it conducted an investigation which refers to a case study and a research-action. Data analysis showed that pupils and parents/guardians reported being important to explore the educational blogs as a way to motivate students by the intuitive character that they provide to have contributed to an improvement of student learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2851
ISBN: 978-989-97374-3-3
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os blogues educativos.pdf5,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.