Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2860
Título: O conceptual : estágio na empresa Chalayan
Autor: Sampaio, Maria Alexandra Rodrigues
Orientador: Barreiros, Alexandra Isabel Cruchinho
Moura, Alexandra Eduarda Botelho
Palavras-chave: Conceptual
Arte
Design
Moda
Hussein Chalayan
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente documento é alusivo ao estágio curricular realizado na empresa de Design de Moda Conceptual Chalayan, do designer Hussein Chalayan. Explorando a temática do Conceptual, serão abordadas neste relatório diferentes atividades a ele associadas como a Arte e o Design, em particular o Design de Moda, assim como a relação entre ambas, que se torna pertinente para a compreensão do tema. Importa entender a origem do Design de Moda Conceptual e as semelhanças que partilha com o movimento Arte Conceptual, e do mesmo modo, a relevância que adquire na Moda. Será ainda estudada a estética conceptual do designer e da empresa. Tendo como premissa a questão, Como se desenvolve uma coleção de Moda Conceptual?, a discente procurou adotar o método mais adequado que permitisse dar resposta à sua problemática. De maneira que, adotou uma metodologia mista (intervencionista e não intervencionista) obtida através da experiência do estágio e da pesquisa. A resposta à questão de investigação é sustentada pela experiência prática do estágio e pela contextualização bibliográfica.
Abstract: This document makes reference of a traineeship held at Hussein Chalayan’s conceptual fashion company, Chalayan. Exploring the Conceptual theme, in this report will be addressed several activities associated with it, such as Art and Design, in particular Fashion Design, as well as the relationship between the two. It’s important understand Conceptual Fashion Design’s origin and the similarities that shares with the Conceptual Art movement, and in the same way, it’s relevance in Fashion. The conceptual fashion designer and company aesthetics will also be considered. Having the question How to develop a conceptual fashion collection? as premise, the master student has sought to adopt the best method that would provide an answer to the problematic. It was adopted a mixed methodology (interventionist and non interventionist), obtained through the internship experience and the research. The answer to the investigation’s question is supported in the internship practical experience and in the bibliographic contextualization.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2860
Designação: Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_ALEX_SAMPAIO.pdf4,43 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.