Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2873
Título: A relação entre jardim-de-infância e a família mediada pela utilização de um blogue
Autor: Martins, Ana Filipa Ribeiro
Orientador: Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Palavras-chave: Jardim-de-infância
Família
TIC
Blogue educativo
Nursery school
Family
ICT
Educational blog
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no Jardim-de-Infância «O Raposinho», na Sala dos 4 anos, onde participaram 26 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, onde se promoveu uma investigação que teve como grande objetivo refletir sobre a importância do Blogue Educativo como fator de aproximação entre a Família e o Jardim-de-Infância. A investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar se a utilização de um blogue poderia promover uma maior e melhor aproximação entre o Jardim-de-Infância e a Família, através do acompanhamento das aprendizagens dos seus filhos. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização deste projeto foi a de carácter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, recorrendo-se para a recolha de dados à observação participante, registo fotográfico, entrevistas às Educadoras da Instituição e aos inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, das crianças da Sala. Com a análise e tratamento dos dados concluída, pode-se afirmar que da utilização efetuada do Blogue, pelos Encarregados de Educação foi possível chegar-se à conclusão que as estratégias utilizadas vieram demonstrar que se poderá promover uma aproximação entre o Jardim-de-Infância e a Família. No entanto, também foi possível concluir-se que quanto maior for a exposição e a respetiva utilização do Blogue maior era o nível de interação, acrescido de um maiores níveis de qualidade relativos aos comentários e sugestões, que eram ‘postados".
Abstract - The current internship report was drawn-up from the «O Raposinho» nursery school, in the four year Old’s class, in which 26 children, between the ages 4 and 5, participated and research was promoted with the objective of reflecting on the importance of an Educational Blog as a factor to bring the families and the nursery school closer together. The implemented research was based on the problem question to ascertain whether or not the use of the Blog would promote a greater and better approximation between the families and the nursery school, by following of the child’s learning at school. The methodology considered to be most adequate for this project was a qualitative approach, in which active-research was carried out. Research was conducted for a limited time, relying on the collection of participant observation and photographic record, interviews of the other teachers of the school and questionnaire survey’s of the parents/guardians and of the children themselves. Following the analysis and treatment of the collected data it is feasible to say that from the parent’s use of the Blog, it became possible to conclude that the selected strategies promoted the approximation of families and the nursery school. However it was also possible to conclude that the greater the input in the blog, the greater the feedback and interaction, resulting in better quality comments suggestions and posts.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2873
Designação: Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese- Final_.pdf5,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.