Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2892
Título: Escombreiras das pedreiras do Poio: caracterização geotécnica com vista à sua utilização em pavimentos rodoviários
Outros títulos: Tailings from the quarries from the quarries of Poio: Geotechnical caracterization with a veiw to their use in road pavements
Autor: Velez, Sónia
Luzia, Rosa
Palavras-chave: Camadas não ligadas
Fundação
Escombreiras
Pavimentos rodoviários
Pedreiras do Poio
Data: 2014
Citação: VELEZ, Sónia; LUZIA, Rosa (2014) - Escombreiras das Pedreiras do Poio: caracterização geotécnica com vista à sua utilização em pavimentos rodoviários. In Congresso Nacional de Geotecnia, 14, Covilhã, 6-9 de Abril:actas. [S.l.: s.n.]. p. 1-12
Resumo: Os pavimentos rodoviários, em Portugal, nomeadamente as suas camadas não ligadas continuam a ser construídos quase exclusivamente com agregados naturais, geralmente britados. Deste modo, boa parte da produção nacional de agregados é para utilização neste tipo de estruturas. Um pouco por todo o País, no entanto, existem indústrias extrativas de rocha com produção de escombreiras, como é o caso do denominado núcleo de pedreiras do Poio, Vila Nova de Foz Côa, cujos materiais poderiam, eventualmente, ser utilizados quer na fundação quer nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. Nesta comunicação apresentam-se os resultados da caracterização geotécnica dos materiais xistosos das escombreiras resultantes da exploração daquelas pedreiras e avalia-se a possibilidade de aplicação dos mesmos na fundação e nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, à luz das especificações utilizadas em Portugal.
ABSTRACT:The road pavements, in Portugal, in particular its unbound layers continue to be built almost exclusively with natural aggregate, usually crushed. Therefore, much of the national production of aggregates is to use in this type of structures. All over the country, however, there are rock extraction industries with production of tailings, such as the so-called core of quarries of Poio, Vila Nova de Foz Côa, whose materials could eventually be used either in the foundation or unbound layers of road pavements. In this paper are presented the results of geotechnical characterization of shale tailings resulting from the exploration of those quarries and is evaluated the possibility of using them in the foundation and unbound layers of road pavements, in the light of the specifications used in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2892
Aparece nas colecções:ESTCB - Comunicações em encontros científicos e técnicos



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