Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2897
Título: O funcionamento do departamento curricular do primeiro ciclo : construção de instrumentos para a autoavaliação
Autor: Sebastião, José Rafael Alves
Orientador: Pais, António Pereira
Palavras-chave: Escola reflexiva
Coordenador de departamento
Supervisão
Avaliação
Gestão intermédia
Reflexive school
Department coordinator
Supervision
Assessment
Middle management
Data de Defesa: 2015
Resumo: Atualmente a Escola tem necessidade de se assumir como uma organização reflexiva, na qual há espaço e tempo para a prática da supervisão, devendo esta ser promovida pelo coordenador de departamento curricular que tem, como principal objetivo, a promoção do desenvolvimento qualitativo da escola e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa através da reflexão e da colaboração. O processo de construção do professor reflexivo reveste-se de uma dinâmica construtivista, situado nos contextos onde decorre a ação e, por isso, é interativo e multidimensional, considerando-se essencial para a melhoria da qualidade das práticas educativas. O presente trabalho “O Funcionamento do Departamento Curricular do Primeiro Ciclo: Construção de Instrumentos para a Autoavaliação” centra-se na construção de um instrumento de avaliação que possa contribuir para a investigação nas áreas da supervisão, avaliação e desta forma desafiar os professores e supervisores da Escola a refletir e a assumir uma estreita colaboração com o Departamento. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo, atuais e pertinentes, enquanto profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho foram considerados como objetivos: analisar o papel do coordenador sob o ponto de vista dos normativos legais, compreender de que modo o coordenador de departamento contribui para o desenvolvimento de uma escola reflexiva, analisar o papel do coordenador de departamento no campo da supervisão escolar, analisar o contributo do coordenador de departamento na promoção de uma cultura colaborativa na Escola e no desenvolvimento de uma reflexão crítica acerca das experiências educativas e práticas profissionais, analisar o funcionamento do departamento curricular, identificar as características de liderança do coordenador e identificar os constrangimentos sentidos pelo coordenador no exercício das suas funções. Este projeto organiza-se como um estudo de caso, dado que irá consistir numa metodologia de investigação aprofundada acerca de um instrumento de avaliação, de um caso, realizada com alguma intensidade, de forma a descrever e compreender acontecimentos e contextos complexos e nos quais estão, envolvidos vários fatores. Definimos como amostra para este estudo dois tipos de participantes: quatro especialistas na área da supervisão, avaliação e validação de questionários e os intervenientes na vida escolar (todos os diretores e coordenadores de departamento dos agrupamentos de escola da Cova da Beira e 10%, por agrupamento, dos professores do 1.º ciclo). O papel dos participantes consistiu, essencialmente, em analisar os instrumentos de autoavaliação em função dos seus conhecimentos e experiência, para deteção de eventuais fragilidades na sua conceção. As propostas e sugestões recebidas serão consideradas para a construção da proposta final a testar em situação quase-experimental. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram o inquérito por questionário com o respetivo registo de parecer. A técnica de tratamento de informação que utilizámos foi a análise de conteúdo dos Registos de Parecer resultantes dos questionários. De uma forma muito global, os resultados obtidos foram muito assertivos, os participantes, independentemente do tipo de respondente, foram unânimes em afirmar que este instrumento é válido, pertinente, está adequado e é útil. Estes resultados indicam que houve validação do instrumento para a prática da autoavaliação do departamento proposto pelos especialistas o que é muito significativo para este estudo.
Currently, the school has the need to distinguish itself as a reflexive organization, in which there is time and availability to allow for supervision, which should be promoted by the curricular departmental coordinator that has, as main objective, the promotion of the school’s qualitative development and of those that conduct their studies, teaching or supporting the education through reflection and collaboration. The process of construction of the reflexive teacher is surrounded by a constructive dynamic, situated in contexts where action occurs and, therefore, is interactive and multidimensional, essential for improving the quality of educational practices. The present work "The functioning of the curricular department of the primary school: Building tools for self-evaluation” is centered in building an instrument of evaluation that can contribute to research in the areas of supervision, evaluation, and thus challenge the teachers and supervisors of the school to reflect and develop a close collaboration with the Department. The contents approached and developed herein are considered relevant and, for that reason, current and pertinent, as professionals of education that want to improve the quality of learning. In this work, the following were considered as main objectives: to analyze the role of the coordinator from the point of view of legal regulations, understand how the department coordinator contributes to the development of a reflexive school, examine the role of the department coordinator in the field of school supervision, analyze the contribution of the department coordinator in fostering a collaborative culture in the school and in the development of a critical reflection on the educational experiences and professional practicalities, analyze the functioning of the curricular department, identify the leadership characteristics of the coordinator and identify the constraints felt by the coordinator in the exercise of his duties. This project is presented as a case study, since it will consist of a methodology of thorough research regarding an evaluation tool, of a particular case, performed with some intensity, in order to describe and understand complex events and contexts, in which several factors are taken into account. We have defined as study sample two types of participants: four specialists in the area of monitoring, evaluation and validation of questionnaires and all people involved in the school day-today activities (all directors and department coordinators of school groups from Cova da Beira and 10%, by section, from the primary school teachers). The role of the participants consisted, mainly, in analyzing the self-assessment instruments, according to their knowledge and experience, in order to detect eventual weaknesses in its design. The proposals and suggestions collected will be considered for the design of the final proposal, to be tested in a quasi-experimental situation. The instruments used for data collection were the survey by questionnaire, with their respective “registration of opinion”. The data-processing technique used was the content analysis of the “registrations of opinion” resulting from the questionnaires. In a very comprehensive way, the results obtained were very assertive, the participants, regardless of the respondent type, were unanimous in their opinion that this instrument is valid, relevant, is appropriate and it is useful. These results indicate that our questionnaire was validated by experts, which is highly significant in this study.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2897
Designação: Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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