Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2913
Título: Caracterização de escombreiras das Pedreiras do Poio com vista à sua utilização na fundação de pavimentos rodoviários
Autor: Velez, Sónia
Luzia, Rosa
Palavras-chave: Camadas não ligadas
Fundação
Escombreiras
Pavimentos Rodoviários
Pedreiras do Poio
Data: 2011
Citação: VELEZ, Sónia; LUZIA, Rosa (2011) - Caracterização de escombreiras das Pedreiras do Poio com vista à sua utilização na fundação de pavimentos rodoviários. In Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto, 16, Rio de Janeiro, 20-25 de Novembro. [S.l. : s.n.]. p. 1-10
Resumo: Os pavimentos rodoviários, em Portugal, nomeadamente as suas camadas não ligadas, incluindo a fundação, continuam a ser construídos quase exclusivamente com agregados naturais, geralmente britados. Deste modo, boa parte da exploração de agregados que ocorre a nível nacional, com as consequências económicas e impactes ambientais que daí advêm, é para utilização neste tipo de estruturas. Um pouco por todo o País, no entanto, existem indústrias extractivas de rocha, de diferentes litologias, com produção elevada de escombreiras, as quais levantam sérios problemas ambientais nas zonas respectivas e cujos materiais poderiam, eventualmente, ser utilizados nas camadas não ligadas bem como na fundação, de pavimentos rodoviários. Um exemplo deste problema ocorre no denominado núcleo de pedreiras do Poio, Vila Nova de Foz Côa, interior centro de Portugal, em pleno Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde os materiais xistosos, ardosíferos, são, desde meados do século XIX, explorados para esteios e, mais recentemente, para aplicação diversa na construção civil e a cuja extracção está associada a produção de grande quantidade de escombreiras. Nesta comunicação apresentam-se os resultados da caracterização geotécnica daqueles materiais xistosos bem como as principais conclusões que se podem retirar dos mesmos no que respeita à sua aplicação na fundação de pavimentos rodoviários, à luz das especificações utilizadas em Portugal.
ABSTRACT: In Portugal, the road pavements, namely its unbound layers but also the foundation, continue to be built almost exclusively with natural aggregates, usually crushed. Thus, much of the crushed aggregates production that occurs in the country is for use in such structures, with all the economic and environmental impacts resulting. All over the country, however there are rock exploration of different lithology with high production of heaps, which raises serious environmental problems in their respective areas and whose material could eventually be used in unbound layers and foundation of road pavements. An example of this problem occurs in the called the core of the Poio quarries, Vila Nova de Foz Côa, interior centre of Portugal, right in the Archaeological Park Coa Valley, where the shale material is exploited from the midnineteenth century for stakes and, more recently, for different applications in construction, but which has associated the production of a large amounts of waste heaps. This communication presents the results of the geotechnical characterization of these materials, obtained until now, as well as the main conclusions that can be obtain from them, when the materials are used in foundation of road pavements, using Portuguese specifications.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2913
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