Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2926
Título: Desenvolvimento de novos produtos na área do design de acessórios aliando a renda de bilros à cortiça
Autor: Magalhães, Paula Cristina da Silva
Orientador: Fernandes, Ana Margarida Pires
Palavras-chave: Design de acessórios
Inovação
Renda de bilros
Cortiça
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este projeto centra-se no desenvolvimento de acessórios de moda com recurso a uma técnica artesanal, a renda de bilros, e a materiais naturais como a cortiça. Pretende-se a criação de produtos inovadores e para o concretizar recorreu-se à reinterpretação da renda de bilros. Para reinterpretar a renda de bilros, houve a necessidade de compreender a execução da renda e por isso visitou-se o Museu da Renda de Bilros em Vila do Conde. Depois de compreender como se executa a renda, analisou-se como se poderia aplicar o conceito da coleção. O conceito designa-se Mensagens e refere-se aos versos do escritor natural de Vila do Conde, José Régio. Deste modo os acessórios da coleção contêm a renda de bilros reinventada, já que se adequou a técnica ao conceito, fazendo com que a renda expresse as Mensagens. A questão incidiu sobre como se iria aplicar a renda de bilros aliada à cortiça no design de acessórios. Demonstrou-se que é possível aplicar essa técnica em conjunto com materiais como a cortiça no desenvolvimento de acessórios, recorrendo a uma metodologia mista.
Abstract: This project focuses on the creation of fashion accessories using a handmade technique, bobbin lace, and natural materials, such as cork. The aim is to create innovative products so to achieve it bobbin lace was reinterpreted. In order to reinterpret bobbin lace, there was the need to fully understand the execution of lace and therefore we visited the Bobbin Lace Museum in Vila do Conde. After having understood how the lace is executed, an analysis was made on how one might conceive a practical application of the collection’s concept. It is called Messages, referring to the verses of José Régio, a Portuguese writer, who was born in Vila do Conde. Thus the accessories in the collection use reinvented bobbin lace, as the technique was adapted to the concept, and it expresses the Messages. The main issue focused on how one would apply bobbin lace and cork together in accessories design. It has been shown that this technique can be applied combined with other materials, such as cork, for developing accessories by using a mixed methodology.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2926
Designação: Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho final Paula.pdf11 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.