Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2949
Título: Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
Autor: Freire, Diana Carolina Santos
Orientador: Martins, Daniel Raposo
Palavras-chave: Redesign
Design
Identidade visual
Marca gráfica
Data de Defesa: 2015
Resumo: No atual contexto das empresas de design de comunicação, surgem diversos projetos que, aparentemente, têm sempre o mesmo objetivo: a integração no mercado, com características significativamente diferenciadoras. A maioria desses projetos são, provavelmente, projetos de Identidade Visual e de Comunicação Corporativa, tornando-se importante existir informação que permita desenvolver projetos de Design e Redesign de uma Identidade Visual, da forma mais correta e adequada. Deste modo, considerou-se importante que existisse informação de apoio sobre a temática, orientando o designer, na toma determinadas decisões conforme as caraterísticas do projeto em questão. No entanto, os princípios que deveriam estar presentes no exercício da profissão são escassos, fazendo com que os projetos sejam encarados de diversas formas, algumas delas incoerentes. Esta incoerência pode também justificar-se pela escassez de literatura específica ou mesmo pouco clarificadora. De um modo geral, as empresas portuguesas têm vindo a atribuir mais importância a uma comunicação correta e adequada às suas necessidades, recorrendo a empresas de design de comunicação, no sentido de encontrar a solução para os seus problemas em termos de promoção, divulgação e (re)posicionamento gráfico. Neste contexto, é comum surgirem projetos de Design de Identidade Visual, bem como do Redesign do existente que, normalmente, ocorrem das necessidades empresariais do momento. Por outro lado, continuam a existir práticas projetuais que parecem desprender-se de quaisquer informações da empresa, limitando a Identidade Visual ao gosto ou vontade do designer e do cliente. Recorrendo a uma metodologia intervencionista desenvolvida em estágio, este processo investigativo pretende contribuir para o conhecimento do design, nomeadamente, para identificar as semelhanças e diferenças entre os projetos de Design ou Redesign de uma Identidade, onde existe um ponto de situação anterior e equacionado se deve, ou não, ser considerado. Pretende-se desta forma enriquecer conhecimentos específicos deste tipo de projetos, bem como o desenvolver de técnicas provenientes da investigação. A investigação ativa decorreu em contexto de estágio na empresa de design One to Four - Design e Consultoria, Lda., localizada na Marinha Grande e também conhecida como One, tendo como tema de estudo a Identidade Visual, particularmente em projetos de Design ou Redesign de signos gráficos, procurando compreender os mecanismos e processos similares e diferentes em cada um destes projetos. Os principais resultados obtidos fundamentam-se nos casos analisados durante a investigação, a partir dos quais resulta um conjunto de reflexões e princípios que podem apoiar outros projetos de design e redesign da Identidade Visual.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2949
Designação: Mestrado em Design Gráfico
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DianaF-ANEXO_II_ESART_.pdf19,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.