Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2954
Título: Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
Autor: Toucinho, Pedro José Rufino Mendes
Orientador: Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Palavras-chave: Academia de Música e Dança do Fundão
Bronfenbrenner
Ensino Articulado
Alunos
Pais
Professores
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório está organizado em duas partes, a primeira consta de uma reflexão sobre a experiência e prática profissional adquirida durante aproximadamente dezassete anos de serviço a lecionar uma prática instrumental (guitarra). A segunda parte é composta por um projeto de investigação com a denominação de Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner. As políticas educativas, o contributo do projeto educativo da escola, o papel da família e dos seus educandos, são questões que podem contribuir para uma melhor compreensão da realidade e desta forma ajudar a que o processo educativo seja o mais globalizante possível, capaz de ajudar as nossas crianças a tornarem-se cidadãos críticos e responsáveis. O trabalho de investigação desenvolvido pretende assim clarificar e compreender a função atual do ensino da música em regime articulado na Academia de Música e Dança do Fundão. A metodologia utilizada inseriu-se num paradigma predominantemente qualitativo, apesar de, com o intuito de adquirir uma visão global mais completa e precisa, termos recorrido a alguns procedimentos de estatística descritiva. O estudo assumiu um design investigativo de estudo de caso, tendo-se adotado como instrumento principal de recolha de dados o questionário, aplicado a alunos, pais e professores. A interpretação dos dados baseou-se em técnicas de análise de conteúdo, o que implicou a definição de categorias e subcategorias de análise. O estudo permitiu estabelecer algumas conclusões à luz da teoria do ambiente ecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner. Como o autor defende na sua tese, a pessoa em desenvolvimento conta com muitas e variadas influências sendo um produto de uma interação entre a natureza e o ambiente, provando-se através dos resultados obtidos, que as relações da família com a escola estão bastante presentes, sendo assim, possível estabelecer uma ligação com a teoria de Bronfenbrenner, principalmente ao nível do seu conjunto de estruturas. Em relação à Academia de Música e Dança do Fundão, foi considerada sem qualquer dúvida, uma escola do ensino artístico especializado da música com todas as condições para proporcionar uma boa formação artística, mas também com um papel muito importante no desenvolvimento social através de uma dupla importância assente na formação geral, independentemente do futuro profissional de cada um. O gosto pela música, de uma forma geral, a possibilidade de aprender um instrumento e a importância que a música ocupa na formação geral do indivíduo são, precisamente, a razão, a escolha e a motivação para a matrícula no ensino articulado.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2954
Designação: Mestrado em Ensino de Música
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final vers.29_de_julho_.pdf9,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.