Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2955
Título: Otimização do estudo na aprendizagem violinística
Autor: Santos, Tiago Manuel de Oliveira
Orientador: Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Palavras-chave: Otimização do estudo
Academia de Música de Paços de Brandão
Método
Violino
Prática de ensino supervisionada
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto – espelhando por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico onde se desenvolveu uma investigação. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte em que se relata o caminho percorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão, onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instrumento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática. Esta primeira parte termina com uma reflexão final. A segunda parte do relatório é dedicada à investigação que tem como base a otimização do estudo na aprendizagem violinística, tendo em vista responder aos desafios atuais do ensino, de forma a rentabilizar o tempo e o estudo. Nos dias de hoje, é necessário incutir hábitos de estudo aos alunos para que estes possam progredir de uma forma consistente e objetiva, utilizando para isso as melhores estratégias. Por isso, é essencial gerir bem o tempo de estudo, estabelecer um plano diário e definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Não se pretende sugerir mais tempo de estudo mas sim, um melhor estudo no tempo disponível. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos, fundamentação teórica fazendo alusão aos principais pedagogos do violino no século XX, bem como uma referência ao ensino especializado da música e uma alusão à motivação. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na observação direta, avaliação e recolha de dados recorrendo a grelhas de observação, entrevistas, planificações de estudo e respetivo tratamento dos dados recolhidos.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2955
Designação: Mestrado em Ensino de Música
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio - Tiago Santos.pdf7,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.