Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2967
Título: Experiências de aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico num contexto de uma oficina de matemática e ciências
Autor: Raposo, Ana Patrícia Pires Estêvão Geraldes
Orientador: Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Palavras-chave: Educação em ciências
Educação em matemática
Oficina didática
Sciences education
Mathematical education
Didactic workshop
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este apresenta o resultado da ação desenvolvida nas unidades curriculares de Prática Supervisionada (em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º CEB) e integra o desenvolvimento de uma investigação que surgiu da necessidade de saber mais relativamente às aprendizagens adquiridas num contexto de oficina didática, em sala de aula, e numa integração entre as áreas da Matemática e Ciências. O estudo foi concretizado no ano letivo de 2014/2015, numa turma de 3.º ano de escolaridade, constituída por 23 alunos, da Escola Básica e Integrada João Roiz de Castelo Branco. No que diz respeito à problemática da investigação, esta centrou-se no pressuposto valor criado da integração entre as áreas da Matemática e Ciências, num contexto de oficina dentro da sala de aula. Desta, emergiu a seguinte questão-problema: Em que medida a realização de atividades com cariz exploratório e/ou experimental favorece a integração das áreas de Matemática e de Ciências e as aprendizagens curriculares dos alunos no 1.º CEB? Tendo esta questão como ponto de partida, surgiu a necessidade de formular os seguintes objetivos: 1) Conceber e organizar uma “Oficina de Matemática e Ciências” no 1.º CEB adequada ao desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativas e diversificadas, com caráter predominantemente prático e colaborativo; 2) Construir e validar recursos didáticos que promovam a integração das áreas de Matemática e Ciências e que incluam tarefas de natureza exploratória e/ou experimental, ajustadas ao currículo do 1.º CEB e às orientações atuais para o ensino da matemática e das ciências; 3) Evidenciar o valor das atividades realizadas na “oficina” para a aprendizagem da Matemática e das Ciências no 1.º CEB. Do ponto de vista investigativo-metodológico, optámos pelos princípios da investigação-ação de base qualitativa. Assim sendo, como instrumentos de recolha de dados recorremos à observação participante, às notas de campo, ao registo fotográfico, à entrevista semiestruturada e aos registos/produções dos alunos. No que diz respeito à análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, com base na definição de categorias de análise. Posto isto, a triangulação metodológica permitiu aumentar a validade dos resultados. Os resultados obtidos permitem inferir que a realização de atividade num contexto de “oficina” estimulou aprendizagens das áreas da Matemática e das Ciências, proporcionando também a integração destas áreas curriculares.
The present report was performed in the scope of a Master Degree in Pre-School education and 1st Cycle of Basic Education at Superior Education School in Castelo Branco. Results presented were elaborated on a Supervised Practice curricular unit action (in Pre-Scholar education and 1st Cycle of Basic Education) and integrate the development of a research study that arose from the need of understanding better the learned apprenticeships on a context of a didactic workshop, in a classroom, and an increased integration between Mathematics and Sciences disciplines. This study was performed in scholar year of 2014/2015, in a third grade class, containing 23 students, in school Escola Básica e Integrada João Roiz in Castelo Branco. Concerning research scope, this was focused on bringing together the value of the integration between Mathematics and Science areas applied in a didactic workshop in a classroom. From this point on, the following question arose: How can the elaboration of exploratory and/or experimental activities facilitate the integration of the Mathematics and Sciences areas and the 1st Cycle of Basic Education learning apprenticeships? Starting from this question, we had the necessity of defining the following objectives: 1) Designing and organizing a “Mathematics and Sciences Workshop” in 1st Cycle of Basic Education focused on the development of meaningful and diverse learning experiences following a practical and collaborative approach; 2) Develop and validate didactic resources that promote the integration of the Mathematics and Sciences areas and that include exploratory and/or experimental tasks, adjusted to 1st Cycle of Basic Education classes and adjusted to current orientations from Mathematics and Sciences teaching program; 3) Demonstrate the added value brought by workshop when learning the Mathematics and Sciences disciplines on 1st Cycle of Basic Education. From research point of view, we adopted the investigation-action principles of a quality basis. Therefore, the following data gathering techniques have been implemented: participant observation, class notes, photographic records, semi-structured interview and produced materials from students. For data analysis we choose content analysis, based on a categorical analysis definition. The methodological triangulation allowed us to improve the results reliability. Based on research results we can safely assume that the realization of activities in a workshop context encourages students to learn Mathematics and Sciences disciplines, allowing also a better integration between those areas.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco) para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2967
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Ana Raposo.pdf8,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.