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Título: O impacto do PISA em Portugal através dos media
Autor: Lemos, Valter
Serrão, Anabela
Palavras-chave: PISA
OCDE
Media
Data: 2015
Citação: LEMOS, Valter ; SERRÃO, Anabela (2015) - O impacto do PISA em Portugal através dos media. Sociologia, Problemas e Práticas. ISSN 2182-7907. 78, p. 87-104. DOI: 10.7458/SPP2015783310.
Resumo: O PISA (Programme for International Student Assessment) tem constituído um instrumento de ação da OCDE com impacto público e influência nas políticas de educação de diversos países. Este artigo analisa a forma como o PISA e a divulgação dos resultados dos alunos portugueses foram tratados em três meios nacionais de referência de comunicação escrita entre 2001 e 2012: o jornal Diário de Notícias, o jornal semanário Expresso e a revista semanal Visão. Concluiu-se que cada vez mais os media nacionais têm vindo a desempenhar um importante papel na divulgação dos resultados do PISA, com um aumento significativo do número de peças jornalísticas, contribuindo para moldar a política de educação nacional, ao estabelecerem frequentemente relação entre o PISA e medidas de política concretas em que este programa aparece como elemento legitimador da decisão.
Abstract: PISA has been an instrument of action of the OECD with public impact and influence on education policies in several countries. This article looks at how PISA and dissemination of results from Portuguese students were treated in three media of national reference between 2001 and 2012: the daily newspaper Diário de Notícias, the weekly newspaper Expresso and the weekly Visão. It was concluded that the national media have been playing an important role in disseminating the PISA results, with a significant increase in the number of news stories, helping to shape the national education policy often when establishing relationship between PISA and concrete policy measures where this program seems to appear as legitimizing element of political decision.
Résumé: Le PISA a été un instrument d’action de l’OCDE avec impact sur le public et de l’influence sur les politiques éducatives dans plusieurs pays. Cet article porte sur la façon dont le PISA et la diffusion des résultats des étudiants portugais ont été traités dans trois médias de référence nationale de 2001 à 2012: le quotidien Diário de Notícias, l’hebdomadaire Expresso et l’hebdomadaire Visão. Il a été conclu que les médias nationaux ont joué un rôle important dans la diffusion des résultats du PISA, avec une augmentation significative du nombre de nouvelles, contribuant à façonner souvent la politique de l’éducation nationale, en établissant une relation entre le PISA et des mesures politiques concrètes, alors que ce programme apparaît comme élément de légitimation de la décision politique.
Resumen: El PISA ha constituído un instrumento de acción de la OCDE con impacto público e influencia en las políticas de educación de diversos países. Este artículo analiza la forma como el PISA y la divulgación de los resultados de los alumnos portugueses fueron abordados en tres medios de comunicación escrita de referencia nacionales entre 2001 y 2012: el periódico diario Diário de Notícias, el periódico semanal Expresso y la revista semanal Visão. Se concluye que cada vez más los medios de comunicación nacionales han desempeñado un papel importante en la divulgación de los resultados PISA, con un aumento significativo del número de artículos periodísticos, ayudando a moldear la política de educación nacional al establecerse frecuentemente una relación entre el PISA y las medidas de política concretas en que este programa aparece como elemento legitimador de decisión política.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2971
DOI: 10.7458/SPP2015783310
ISSN: 2182-7907
Versão do Editor: http://revistas.rcaap.pt/spp/article/view/3310
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