Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2990
Título: Análise da capacidade metacognitiva de alunos do 1º ciclo do ensino básico perante a resolução de problemas de lógica matemática
Autor: Gomes, Susana Patrícia Marques da Silva
Orientador: Afonso, Paulo José Martins
Palavras-chave: Metacognição
Resolução de problemas
1ºCEB
Lógica matemática
Matemática
Metacognition
Troubleshooting
1st CEB
Mathematical logic
Mathematics
Data de Defesa: 2015
Resumo: Sendo este um relatório de estágio, concentram-se aqui os relatos das Práticas Supervisionadas realizadas no mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Básico. Este relatório também contempla a investigação realizada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, acerca da capacidade metacognitiva perante a resolução de problemas de lógica matemática. O principal objetivo desta investigação foi descrever o nível metacognitivo dos alunos através da resolução de problemas de lógica matemática. Os respetivos objetivos específicos são: Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico ao contactarem inicialmente com problemas de lógica matemática. Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico após terem tido contacto com a resolução de vários problemas de lógica matemática. A metodologia adotada para a concretização desta investigação foi a investigação-ação, pois o professor recolheu a informação que necessita, analisou-a, assumiu o papel de modelo de modo a criar mudança e, por fim, voltou a recolher informações com a intenção de verificar se essas mudanças ocorreram ou não. A investigação foi realizada numa turma de 2º ano do 1º CEB, com um grupo de dez alunos. De modo a estudarmos duas tipologias diferentes de alunos, foram selecionados cinco alunos com um bom desempenho na área da Matemática e cinco alunos com um desempenho menos bom nesta área. Após o tratamento e análise dos dados, com base nas folhas de tarefa resolvidas, nas entrevistas orais e nos questionários aplicados verificámos o grupo A mostrou uma evolução positiva tanto na resolução escrita dos problemas como nos discursos metacognitivos, destacando-se as fases “execução do plano” e “verificação” do modelo de Polya. O mesmo não verificámos nos alunos do grupo B que mostraram um retrocesso nas resoluções escritas dos problemas e um ligeiro progresso nos discursos metacognitivos não se destacando em nenhuma das fases do modelo de Polya. Com a elaboração deste relatório constatamos que a metacognição deve ser desenvolvida desde tenra idade, pois quando os alunos adquirem esta capacidade os seus desempenhos, pelo menos na área da Matemática, tendem a ser positivos. Percebemos também que este tipo de atividades deixam os alunos motivados para a aprendizagem.
Abstract: Being this a stage report, are concentrated here the reports of Supervised Practice held in that master both in pre-school education as the 1st cycle of basic education. This report also includes research conducted with students from the 1st cycle of basic education, about metacognitive capacity before the resolution of mathematical logic problems. The main objective of this investigation was to describe the metacognitive level of students by solving mathematical logic problems. The respective specific objectives are: Describe the metacognition level of children from the 1st cycle of basic education when initially contact with mathematical logic problems. Describe the metacognition level of children from 1st cycle of basic education after having contact with various mathematical logic problems resolutions. In this sense the methodology adopted for the realization of this research was the research-action, because the teacher collects the information he needs, analyzes it, takes the role model to create change and, finally, back to collect information with intended to verify if those changes occurred or not. The research was carried out in a class of 2nd year of the 1st CBE, with a group of ten students. In order to study two different types of students, were selected five students with a good perform in mathematics and five students with less good performance in this area. After the processing and analysis of data, based on the resolved task sheets in the oral interviews and questionnaires noticed the group A showed a positive trend in both the written resolution of the problems as the metacognitive speeches, stages highlighting " execution plan " and " verification " of the Polya model. This was not noticed in students group B which showed a setback in the written resolutions of the problems and a slight improvement in metacognitive speeches not standing out in any stage of the Polya model. With this report we found that metacognition should be developed from an early age, for when students acquire this capacity their performance, at least in mathematics tend to be positive. We also realize that such activities turn students motivated for learning.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2990
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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