Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2992
Título: Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
Autor: Dias, Lígia Daniela Pinto
Orientador: Pires, Maria da Natividade Carvalho
Palavras-chave: Literatura infantil
Poesia
Natureza
Transversalidade
Children´s literature
Poetry
Nature
Mainstreaming
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório de Estágio foi elaborado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Apresenta as atividades desenvolvidas na Prática Supervisionada do Mestrado, em particular no 1º Ciclo, com destaque para o tema de investigação “Poesia para crianças e Natureza – contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil”. Com o presente estudo pretendemos relacionar a Literatura Infantil, mais especificamente a poesia para crianças, com a temática da natureza, e a área do Estudo do Meio. Assim, tentámos promover o processo de ensino-aprendizagem utilizando como elemento transversal a poesia para crianças como forma de transmissão de conhecimento. A partir da leitura de poesia para crianças e natureza pretendemos desenvolver a construção do conhecimento dos alunos acerca de outras temáticas, como a qualidade do ambiente e do ar, os tipos de poluição e as medidas para proteger o ambiente. Do ponto de vista metodológico, esta investigação tratou-se de um estudo de caso e decorrer numa turma de dezoito alunos.
Abstract: This internship report was prepared as part of the conclusion of the Master in Preschool Education and Elementary Teaching from Castelo Branco’s Superior School of Education. The activities developed in the Supervised Practice Master are presented, particularly in the 1st cycle, with emphasis on the research topic "Poetry for Children and Nature - contribution to a reflection on the mainstreaming of children's literature." With this study we intend to approach children's literature, specifically poetry for children, connected with nature, within the area of environmental studies. This way we tried to promote the process of teaching and learning using poetry for children as a means of transmitting knowledge. From the reading of poetry for children and nature we intend to develop the construction of students' knowledge about other issues, such as the quality of the environment and air, the types of pollution and measures to protect the environment. From a methodological point of view, this research consisted of a case study in progress in a class of eighteen students.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2992
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lígia_Projeto Final.pdf3,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.