Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/3016
Título: A narrativa da identidade visual corporativa : o projeto MAGISTER
Autor: Afonso, Sofia Margarida Fazenda
Orientador: Neves, João Vasco Matos
Martins, Daniel Raposo
Palavras-chave: Identidade visual corporativa
Narrativa gráfica
Projeto MAGISTER
Corporate visual identity
Graphic narrative
Data de Defesa: 2014
Resumo: Em Portugal, a inexistência de projetos marcados pela aposta na construção da sua identidade visual é, no panorama da história da arte e do património cultural, uma realidade. Investigadores e entidades envolvidas neste campo de atuação ainda não despertaram para o valor e consistência que iniciativas com este cariz adquirem através da conceção da sua marca e do seu projeto de identidade visual corporativa. É objeto do presente estudo o processo de construção da Identidade Visual Corporativa do projeto de investigação MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI), bem como a imagem visual dos eventos realizados neste âmbito. A presente investigação partiu do estudo de casos de identidade visual corporativa nacionais relacionados com o património, bem como da apreciação de diversos autores acerca desta temática do design, sustentando assim as opções tomadas durante todo o processo prático, conduzindo à reflexão em diversos momentos da viabilidade das soluções apresentadas. A fase intervencionista envolveu a conceção da identidade corporativa MAGISTER, bem como de três eventos científicos e uma aplicação multimédia, relacionados com o mesmo projeto. Em ambos os casos, verificou-se em pleno a exploração da temática abordada - a narrativa da identidade corporativa, resultando nas soluções apresentadas no âmbito do respetivo projeto de investigação. A fase não-intervencionista tornou-se um apêndice fundamental para o entendimento da identidade visual corporativa enquanto meio estratégico de comunicação na área do património arquitetónico e histórico nacional. O estudo que deu origem a este relatório/dissertação, pretendeu, desde o momento em que se iniciou, responder à pertinência do desenvolvimento de uma narrativa gráfica para o Projeto MAGISTER, sendo este o catalisador que gere todas as opções delineadas no projeto prático construído, ancoradas numa metodologia mista, pautada pela reflecção e análise apresentada nos diversos capítulos com um maior nível de teoria, suportando o projeto realizado.
Abstract: In Portugal, the lack of projects marked by backing the construction of its visual identity is, in the panorama of art history and cultural heritage, a reality. Researchers and organizations involved in this field of work not yet awakened to the value and consistency That initiatives with this nature acquire through the design of your brand and your corporate branding project. It is the object of this study the process of building the corporate visual identity of the research project MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI), as well as the visual image of the events held in this scope. This research started from the case studies of national corporate visual identity related with heritage, as well as consideration of various authors concerning the design theme , thus sustaining the choices made during the practical process, leading to reflection at various times of the feasibility of these solutions. The interventionist phase involved the design of corporate identity MAGISTER as well as three scientific events and a multimedia application, related to the same project. In both cases, it was found in the full exploitation of the theme discussed - the narrative of corporate identity, resulting in the presented solutions in the scope of the respective research project. A non-interventionist phase has become a fundamental appendix to understanding the corporate visual identity as a strategic means of communication in the national architectural and historic heritage. The study that led to this report / dissertation, intended, from the first moment, answer the relevance of developing a graphic narrative to MAGISTER Project, which is the catalyst that generates all options outlined in the built practical project, anchored in a mixed methodology, guided by reflection and analysis presented in the various chapters with a higher level of theory, supporting the accomplished project Keywords: Corporate
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3016
Designação: Mestrado em Design Gráfico
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manual de IVC.pdf92,8 MBAdobe PDFVer/Abrir
VOLUME_I.pdf60,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.