Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/3062
Título: A contribuição dos contos de fadas na promoção do conceito de autonomia da criança
Autor: Silva, Ana Rita Fernandes Rodrigues da
Orientador: Pires, Maria da Natividade Carvalho
Palavras-chave: Contos de fadas
Autonomia
Literatura infantil
Desenvolvimento da autonomia
Fairy tales
Autonomy
Childhood literature
Autonomy’s development
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio corresponde a atividades realizadas no âmbito da nossa Prática Supervisionada, unidade didática integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Desta forma, este trabalho de pesquisa, teve como objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica no processo da promoção do conceito da autonomia da criança, por intermédio da literatura infantil. Nos nossos dias, cabe cada vez mais ao professor/educador desenvolver as capacidades do aluno, inclusive a nível do raciocínio e desenvolvimento moral, do desenvolvimento psicossocial, do desenvolvimento das atitudes sociais, entre outras. Pretende-se que a criança se torne num adulto reflexivo e crítico acerca das suas atitudes e decisões, permitindo que esta se torne num indivíduo cada vez mais autónomo. Com base nos contos selecionados para a abordagem desta temática e dos materiais usados, como questionários, debates, produções textuais e desenhos produzidos pelos alunos, procurámos perceber de que forma os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, têm perceção do conceito de autonomia e de que forma encaram a sua própria autonomia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, tendo como técnicas a observação direta participante, notas de campo, debates e registos gráficos produzidos pelos alunos como questionários, desenhos e produções textuais. Através da análise dos dados recolhidos, conseguimos concluir que, através dos contos de fadas, o professor consegue abordar várias temáticas, neste caso, a autonomia, levando a criança a refletir acerca das atitudes e decisões dos outros, bem como dela própria. Os textos e as atividades permitiram à criança refletir de um modo crítico acerca da sua capacidade de realizar tarefas ou tomar decisões sem a ajuda ou influência de outrem.
Abstract: This Internship Final Report correspond to activities within our Supervisee’s Practice, teaching unit included in Preschool Education Master of Education and Teaching of the Primary School, taught at the Escola Superior de Educação de Castelo Branco. By this mean, this research work has the goal to demonstrate the importance of pedagogical intervention in the process of promoting the concept of the child's autonomy, through the childhood literature. Nowadays, the teacher/educator should develop the abilities of the student, including a level moral reasoning and development, psychosocial development, social attitudes development, among others. It is intended that the child becomes a reflective and critical adult about their attitudes and decisions, allowing him/her to become an increasingly autonomous person. Based on the selected tales to approach this theme and the used materials as questionnaires, debates, textual productions and drawings produced by the students, we tried to understand the way that the students in a class of the 4th grade, of the Primary School, have perception of the autonomy’s concept and how they face their own autonomy. The methodological choice that was developed the research-action, having as techniques the participant direct observation, field notes, debates and graphic records produced by the students as questionnaires, drawings and textual productions. Through analysis of data collection, we can conclude that, by the fairy tales, the teacher can approach several subject-matter, in this case, the autonomy, leading the child to reflect on the other’s attitudes and decisions, as well herself. Texts and activities allowed the child to reflect in a critical way about her own ability to perform tasks or making decisions without help or influence of others.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3062
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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