Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/308
Título: Efeito da infusão de GnRh nos perfis de LH e na população de folículos ováricos às 7 semanas pósparto em vacas de carne em diferente condição corporal
Autor: Andrade, L.P.
Rhind, S.
Wright, I.
McMillen, S.
Palavras-chave: Reprodução animal
Vaca
GnRh
LH
Data: 1994
Editora: Associação Portuguesa de Engenheiros Zootécnicos
Citação: ANDRADE, L.P. [et al.] (1994) - Efeito da infusão de GnRh nos perfis de LH e na população de folículos ováricos às 7 semanas pósparto em vacas de carne em diferente condição corporal. Revista Portuguesa de Zootecnia. ISSN 0872-7098. Ano I, n.º 2, p. 139-157.
Resumo: Foi realizada uma experiência com o objectivo de testar a hipótese do anestro pósparto ser superior em vacas de carne em baixa condição corporal (CC) devida a uma reduzida libertação de LH. Vacas Blue—grey (Shorthorn x Galloway) parindo quer em baixa CC (grupo B constituído por 24 animais, CC média de 2,07 (s.e.±0,05) quer em alta CC (grupo A constituído por 12 animais, CC média de 2,81 (s.e. ±0.08)) foram alimentadas de modo a manterem a CC após o parto. Das 5 às 7 semanas pósparto, metade das vacas do grupo B foram submetidas a uma infusão com 2 µg de GnRH em 2 ml de uma solução salina (G) cada 2 horas, tendo-se conseguido induzir ovulação em 10 das 12 vacas. Todas as outras vacas foram submetidas a uma infusão só com uma solução salina (S) durante o mesmo período e a ovulação foi induzida somente em 1 das 12 vacas em alta CC e em uma das 11 vacas em baixa CC. Os perfis de libertação de gonadotrofinas, a frequência e a amplitude da libertação de LH, não foram afectados, quer pela infusão com GnRH, quer pela CC. O número de folículos pequenos (3-7,9 mm de diâmetro) e grandes (> 8mm de diâmetro) presentes à 7.ª semana pósparto, o número de receptores para a LH na teca e na granulosa e de FSH na granulosa, bem como o número de células da granulosa presentes nos folículos grandes à 7.ª semana pósparto, não evidenciam diferenças significativas (P>0,05). As concentrações intrafoliculares de estradiol, testosterona e de IGF-I nos folículos grandes, à 7.ª semana pósparto, não foram significativamente afectados, nem pela infusão de GnRH, nem pela CC. Contudo, observou-se uma tendência para elevadas concentrações de estradiol em vacas em alta CC quando comparada com vacas em baixa CC. Os resultados sugerem que a infusão de GnRH acelerou o processo de desenvolvimento folicular nas vacas em baixa CC ; outros factores além da CC poderão estar envolvidos do desenvolvimento folicular.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/308
ISSN: 0872-7098
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REV_ZOOT_GnRH.pdf13,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.