Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/312
Título: Implementação da agenda 21 para o Concelho de Castelo Branco : do diagnóstico à acção
Autor: Alberto, D.
Jacinto, P.
Quinta-Nova, L.C.
Palavras-chave: Agenda 21
Desenvolvimento sustentável
Data: 2007
Editora: APDR e Universidade dos Açores
Citação: ALBERTO, D. ; JACINTO, P. ; QUINTA-NOVA, L.C. (2007) - Implementação da agenda 21 para o Concelho de Castelo Branco : do diagnóstico à acção. In Congresso da APDR, 13, Angra do Heroísmo, 5-7 de Julho - Actas. Angra do Heroísmo : APDR : Universidade dos Açores. 19 p.
Resumo: Apesar do conceito “Agenda 21” ter sido apresentado, pela primeira vez, em 1992, no decurso da Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, só agora está a ser posto em prática, em Portugal, constituindo um novo instrumento de base territorial, de apoio ao Desenvolvimento Sustentável. Partindo deste conceito e explorando os seus pressupostos teóricos, a comunicação centrase no caso estudo da elaboração da Agenda 21 para o concelho de Castelo Branco. Este concelho caracterizase por uma acentuada dicotomia urbano/rural, em que em paralelo à freguesia urbana, sobrevive todo um vasto território de baixa densidade com algum património natural importante, como é o caso do Parque Natural do Tejo Internacional. A elaboração do diagnóstico conduziu a uma análise SWOT cujos resultados foram discutidos em sessões de proximidade com a presença dos actores locais. Foram igualmente elaboradas matrizes de impactes que permitiram identificar os efeitos das actividades humanas sobre os indicadores de sustentabilidade. Paralelamente foi lançado um inquérito à população com o objectivo de auscultar a visão dos albicastrenses sobre a sua cidade. Com base nos elementos recolhidos construiuse uma visão estratégica que se consubstanciou num conjunto de acções que visam promover a sustentabilidade do concelho e que se articulam em torno de três eixos – Território, Conhecimento e Competitividade.
Descrição: Trabalho apresentado no 13.º Congresso da APDR, realizado de 5 a 7 de Julho de 2007, na Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo-Ilha Terceira.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/312
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APDR_Agenda21.pdf556,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.