Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/3121
Título: Animação de recreios : prevenir a agressividade em meio escolar
Autor: Lopes, Débora Joana Rafael Salvador
Orientador: Moreira, Maria João da Silva Guardado
Agostinho, Clotilde Alves Nunes
Palavras-chave: Escola
Socialização
Criança
Agressividade
Recreio
Lazer
Brincar
School
Socialization
Child aggression
Recreation
Leisure
Play
Data de Defesa: 2012
Resumo: O recreio é um espaço de socialização, desenvolvimento e aprendizagem da criança. A importância recreio como espaço de socialização das crianças nas escolas tem despertado para a necessidade de se valorizar e investir nestes espaços de lazer, as crianças beneficiam com a organização e qualidade destes espaços, só assim estes podem ir ao encontro das suas as necessidades. Por outro lado os problemas relacionados com a agressividade e dificuldades de relacionamento nos grupos de pares, faz com que muitas das vezes o recreio seja um espaço menos agradável e propicio a comportamentos agressivos. A realização de investigações nesta área é importante porque permite que a descrição destas realidades seja mais detalhada de modo a contribuir para a melhor compreensão do problema e procura de estratégias de intervenção adequadas nas escolas. O presente trabalho tem como finalidade a planificação e implementação de um projecto de intervenção para o recreio do 1ºciclo da Escola João Pedro de Andrade. A necessidade deste investimento surge devido à existência de situações de agressividade entre os alunos no recreio. O objectivo principal deste projecto é a animação dos recreios da escola com o intuito de se prevenir comportamentos agressivos, melhorando as relações inter-pessoais dos alunos. Pretendendo-se requalificar o recreio, tornando-o mais estimulante atrativo e seguro, para que assim as crianças possam brincar de forma adequada, agradável e prazível, evitando a propensão para atitudes mais agressivas. Para a avaliação do projecto de intervenção realizado no recreio, foi feita uma avaliação com o recurso a questionários dirigidos a alunos, assistentes operacionais e professoras, bem como o uso de outros registos previamente elaborados. Os resultados da avaliação da intervenção forma muito positivos, as crianças preferem recreios com actividades, jogos e materiais para brincar. As crianças gostam do recreio e são felizes neste espaço, sentem-se seguras e apoiadas.
Abstract: Playgrounds are space for socializing, learning and developing healthy children. The importance of playground as a space for of children`s socialization in schools has alerted for the need to value and invest in these leisure facilities, children benefit whit the organization and quality of this spaces, just so they can meet the their needs. Furthermore the problems related to the aggressiveness and relationships difficulties in pair groups, causes often a space less pleasant and conducive to aggressive behavior. The research in this area is important because it allows the description of this situation in a more detail manner, in order to contribute to a better understanding of the problem and finding appropriate intervention strategies in schools. This work aims at planning and implementing and intervention project for the recreation of the 1st cycle of school João Pedro de Andrade. The need for this investment is due the existence of situation of aggression among student at recess. The main objective of this project is trying to figure strategies to turn the school playground more pleasant in order to prevent aggressive behavior, and improving relation inter – personal skills of students, intending to reclassify the playground, making it more exiting, attractive and safe, so that children can play properly, nicely and happily, avoiding the propensity of aggressive behaviors. For the evaluation of the intervention, carried out in the playground, there was a previous appreciation supported by the use of inquires to students, assistants and operating teachers, as well as the use of other records previously created. The evaluation results were very positive; children prefer playground with activities, games and materials to play with. Children enjoy the playground and are happy in this space, feel safe and supported.
Descrição: Dissertação apresentada a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3121
Designação: Mestrado em Intervenção Social Escolar
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mestradoDebora_Lopes.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.