Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/313
Título: Proposta metodológica para a determinação da aptidão para a prática de Desportos de Natureza no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI)
Autor: Cardoso, M.F.
Quinta-Nova, L.C.
Palavras-chave: Conservação da natureza
Desportos de natureza
Tejo Internacional
Data: 2008
Editora: USIG
Citação: CARDOSO, M.F. ; QUINTA-NOVA, L.C. (2008) - Proposta metodológica para a determinação da aptidão para a prática de Desportos de Natureza no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI). In Encontro de Utilizadores de Informação Geográfica, 10, Lisboa 14 a 16 de Maio - Actas. Lisboa : USIG. 12 p.
Resumo: A crescente procura de áreas naturais para fins turístico-recreativos, motivada pelos estilos de vida predominantes nas sociedades actuais, levou à necessidade de publicação de legislação especifica, com a finalidade de compatibilizar a fruição dessas áreas com a preservação e conservação dos valores naturais em presença. Assim, surge a necessidade de cada Área Protegida elaborar a sua carta de Desporto de Natureza (n.º1 do art.º 6 do Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto, alterado pelo Decreto Regulamentar n.º 17/03 de 10 de Outubro), que constituirá um poderoso instrumento de ordenamento, planeamento e gestão do território classificado. Para a determinação das áreas com potencial para a prática das actividades de Pedestrianismo, Orientação, BTT e Hipismo, recorreu-se à pesquisa de informação, observações no terreno e ao contacto com as Câmaras Municipais. Com o objectivo de identificar as condicionantes e potencialidades para a prática das modalidades referidas, procedeu-se à elaboração de uma matriz dos impactes ambientais gerados pelas actividades, bem como uma outra matriz indicativa dos requisitos exigidos para se poder desenvolver essas actividades. Ambas as matrizes serviram para determinar os diferentes níveis de aptidão por modalidade, bem como para identificar as áreas interditas a actividades de recreio activo. Para o efeito foram realizadas operações de análise espacial com recurso à utilização de um SIG. Como resultado são apresentadas as cartas de aptidão para cada uma das modalidades de Desporto de Natureza, desenvolvidas em meio terrestre, no PNTI, que pretendem ser um contributo para a elaboração da Carta de Desporto de Natureza.
Descrição: Trabalho apresentado no X Encontro de Utilizadores de Informação Geográfica que decorreu em Lisboa, no Tagus Park de 14 a 16 de Maio de 2008.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/313
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
esig_2008.pdf412,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.