Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/3130
Título: A importância da ludicidade no desenvolvimento das aprendizagens em crianças com Trissomia 21 : um estudo de caso
Autor: Marrocano, Maria Bárbara Afonso
Orientador: Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Palavras-chave: Trissomia 21
Jogo
Aprendizagem
Educação inclusiva
Trisomy 21
Game
Learning
Inclusive education
Data de Defesa: 2012
Resumo: A Trissomia 21 ou Sindroma de Down constitui a etiologia genética mais frequente no âmbito da deficiência mental, calculando-se que exista um milhão de pessoas com Trissomia 21 em todo o mundo (Rynders, 1986, p 20). Segundo Morato (1993): “ define-se como uma alteração cromossómica do par 21, pela presença total ou parcial de um cromossoma (autossoma) extra nas células do organismo ou por alterações de um dos cromossomas do par 21 por permuta das partes com um outro cromossoma de outro par de cromossomas” (p.20). Segundo Roizen (1996) os indivíduos portadores de Trissomia 21 apresentam um grande número de complicações médicas susceptíveis de afectar todo o sistema orgânico. Os processos de aprendizagem podem ser diferentes devido às alterações neurológicas estruturais (as alterações no S.N.C, o numero de neurónios e as anomalias sinápticas) que afectam o processo de aprendizagem que altera a capacidade de resposta em áreas específicas do desenvolvimento entre elas: a cognitiva, a motora, a linguagem e comunicação Necessitando por isso, da ajuda dos adultos para realizarem as suas aprendizagens. “ A Importância da Ludicidade no Desenvolvimento das Aprendizagens em Crianças com Trissomia 21 - Um Estudo de Caso” é a temática deste trabalho de projeto, no qual pretendemos dar a conhecer a importância e contributo, do jogo nas aprendizagens, através duma investigação fundamentada e rigorosa, tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes, enquanto profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho foram considerados os objetivos na tentativa de compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento das aprendizagens nas crianças com trissomia 21. Este projeto está organizado como um estudo de caso que utiliza uma metodologia de investigação de carácter qualitativo acerca de um caso de uma criança portadora de trissomia 21. Pretendemos compreender a patologia associada à síndrome, a evolução histórica e conceptual da sua designação, bem como as mudanças no comportamento social e educativo acerca destes indivíduos. No sentido de promover aprendizagens adequadas na criança envolvida no estudo utilizamos um programa de jogos selecionados para o efeito, grelha de observação/registos de comportamento e entrevistas semiestruturadas aos vários intervenientes no processo, com o objetivo de aferir as mudanças no comportamento da criança ao longo da implementação do projeto. A utilização destes instrumentos de trabalho e de observação permitiu verificar que a criança observada se envolveu duma forma muito positiva, dominando as regras estabelecidas dos jogos e atividades apresentadas, que decorreram entre outubro de 2009 e março de 2010. Foi também possível observar que está bem integrada no contexto escolar, onde uma parte do ensino decorre na sala de apoio a crianças multideficientes e uma outra parte na sala de aulas (inclusão) com a respectiva turma. O contexto escolar onde ela se insere é propício à aquisição de novos saberes e competências onde todos respeitando a diferença, ajudam dentro dos seus saberes e competências na sua formação e no seu desenvolvimento integral.
Abstract: Trisomy 21 is the most common genetic etiology in mental deficiency, it was calculated that there is one million people with Trisomy 21 worldwide (Rynders, 1986). According to Morato (1993) is defined as a chromosomal change of the 21 pair, by the presence of all or part of an extra chromosome (autosome) in the body’s cells or by changes of one chromosome of the 21 pair as exchange of parts with another chromosome of other pair of chromosomes. The learning processes in individuals with this syndrome may be different due to the structural neurological changes that affect the way they interact with the world, that changes the responsiveness of the development in specific areas as: the cognitive, motor, language and communication which require particular adjustments in the contents organization, strategies and learning materials. "The importance of playfulness in the Development of Learning in Children with Trisomy 21 - A Case Study" is the theme of this research project, in which we intend to make known the importance and contribution of the game in learning, through a based and rigorous research, both in view of conceptual framework, and as in the methodology of field work. The contents approached and developed are considered relevant as education professionals who pretend quality of learning in children with special educational needs. In this work were considered the objectives in a way of trying to understand the importance of play activities in the learning development in children with trisomy 21. This project is organized as a case study that uses an investigation methodology of a qualitative nature. We aim to understand the pathology associated with the syndrome, the historical and conceptual evolution of it, as well as the changes that have been operated in social and educational behavior in these people. In order to promote appropriated learning in children that are involved in the study we used a program of selected games for this purpose, a scale of observation / behavior registers and semi-structured interviews to the actors of the process, in order to estimate changes in the child's behavior over the project implementation. The use of these tools and the observation showed that the child of the study was involved in a very positive way, mastering the games rules and presented activities that took place between October 2009 and March 2010. It was also possible to observe that is well integrated in the school context, where a part of the teaching takes place in children Multi-deficient Support room and other part in the classroom (inclusion) with the respective class. We conclude that the school context, where the child is inserted, is conducive to the acquisition of new knowledge and skills, where several players, with its specificity but respecting the difference, contribute to the integral development promotion.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários a obtenção de grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3130
Designação: Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mestrado maria bárbara marrocano.pdf1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.