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Título: Estudo comparativo dos benefícios de um programa de intervenção psicomotora entre indivíduos com e sem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais ao nível do comportamento adaptativo e da proficiência motora
Autor: Antunes, Ana Luís Santos Farias
Orientador: Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Palavras-chave: Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Proficiência motora
Comportamento adaptativo
Intervenção psicomotora
Eficácia
Intellectual and developmental disabilities
Motor proficiency
Adaptive behavior
Psychomotor intervention
Efficacy
Data de Defesa: 2015
Resumo: A população com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) apresenta limitações ao nível do Comportamento Adaptativo e da Proficiência Motora, que resultam em limitações/barreiras na funcionalidade diária desta população. O principal objetivo desta investigação é avaliar a eficácia de um programa de Intervenção Psicomotora com adultos com e sem DID no sentido de analisar o seu progresso em relação ao Comportamento Adaptativo e à Proficiência Motora. A amostra do estudo é constituída por 15 indivíduos divididos por três grupos de 5 participantes cada: um grupo com DID de diversas etiologias, um grupo com o diagnóstico de Trissomia 21 e um grupo de controlo com um desenvolvimento típico, para comparação posterior. As idades variaram entre os 22 e os 31 anos (M=26,5; sd=3,76), 6 eram do género feminino e 9 do género masculino. Os adultos com DID estavam todos institucionalizados e a frequentar o mesmo Centro de Atividades Ocupacionais de uma instituição na Covilhã. Os adultos sem DID foram selecionados por conveniência com idades no intervalo indicado. Foram considerados todos os procedimentos éticos inerentes a uma investigação desta natureza. Foram aplicados os instrumentos de avaliação: a Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa (ECAP) e o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky (TPMBO-2). Após a avaliação inicial, foi delineado um programa de Intervenção Psicomotora para os grupos com T21/DID, com a duração de 3 meses, constituído por sessões individuais e de grupo, onde os principais objetivos a trabalhar se reportavam à coordenação motora (equilíbrio, destreza manual, coordenação manual, praxia fina e global), à atividade económica e atividade pré-profissional, ao comportamento, à área académica e verbal. Inicialmente, os resultados apresentados pelas populações com e sem DID eram significativamente diferentes, sendo que a população com DID apresentava valores inferiores. Após a aplicação do programa de Intervenção Psicomotora, os resultados apontam para a aquisição de melhorias significativas na população com DID ao nível da Proficiência Motora e do Comportamento Adaptativo destas populações. Estes resultados parecem indiciar a eficácia da Intervenção Psicomotora junto destas populações.
People with intellectual and developmental disabilities (IDD) usually present limitations at adaptive behavior and motor skills, which lead to limitations/barriers in their daily independent functioning. The main goal of this research is to analyze the efficacy of a Psychomotor Intervention Program on adults with and without IDD, through an assessment of their progress both in adaptive behavior competences and motor proficiency skills. This study sample comprised 15 participants divided by three groups of 5 individuals each: one group with IDD (with different ethiology), another one with Down Syndrome and the third with typical development. Ages ranged from 22 to 31 years-old (M=26,5; St. Deviation=3,76), 6 were females and 9 males. All adults with IDD were all institutionalized at an Occupation Activities Centre from Covilhã, and adults without ID were selected by convenience, with ages comprised within the selected range. All groups were compared through the application of two instruments: the Portuguese version of Adaptive Behavior Scale (PABS) and Bruininks-Oseretsky Motor Proficiency Test (BOT-2). Both tests were applied according to original protocols. Ethics requisites were fulfilled. After the initial assessment, a Psychomotor Intervention Program was designed specifically for participants with IDD. This program integrated individual and group sessions during 3 months, and the main goals of the program were related to motor coordination (balance, manual dexterity and coordination, global and fine praxis), economic activity and vocational activities, academic and verbal skills. Initial results showed statistical significant differences between groups with and without IDD, with this last presenting lower scores. After the psychomotor intervention, assessments showed great improvements in both motor proficiency and adaptive behavior levels, by the participants with IDD. At the adaptive behavior levels, there were no significant improvements observed after the intervention, despite the fact that the overall performances of the participants with IDD improved. These results may indicate that Psychomotor Interventions could strengthen and improve the areas assessed, although these findings should be interpreted with caution, due to the reduce sample.
Descrição: Dissertação apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial domínio Cognitivo e Motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3150
Designação: Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor
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