Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/3151
Título: A consciência fonológica e a importância do seu domínio na aprendizagem da leitura e da escrita
Autor: Mendes, Sandra Sofia Raposo
Orientador: Pais, António Pereira
Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Leitura e escrita
Consciência fonológica
Plano de intervenção
Learning disabilities
Reading and writing
Phonological awareness
Intervention plan
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do domínio da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita. A leitura é um processo complexo que envolve a descodificação e a interpretação de um código escrito. É, igualmente, considerada um dos principais instrumentos de aquisição de conhecimentos, sendo por isso, determinante para o sucesso escolar. No entanto, para algumas crianças a aquisição da leitura e da escrita organiza-se como um processo moroso e complicado, necessitando de uma intervenção adequada e adaptada às suas necessidades. Este estudo pretende identificar e analisar a influência de um programa de intervenção que englobe estratégias para o desenvolvimento da consciência fonológica, nas habilidades da leitura e da escrita, em crianças com dificuldades de aprendizagem. Esta investigação assenta num estudo de caso, seguindo uma metodologia qualitativa, pois abarca um estudo intensivo e detalhado de uma entidade. Participaram no estudo duas crianças, do género feminino, com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos, a frequentar o 2º ano de escolaridade. Uma delas foi sujeita a uma retenção e ambas usufruíram de um Plano de Acompanhamento Pedagógico, ao abrigo do Despacho Normativo nº 24- A / 2012 de 6 de dezembro. Inicialmente, as duas crianças foram avaliadas em termos fonológicos e capacidade de leitura e escrita com as provas: Bateria de Provas Fonológicas de Ana Cristina Silva (2008) e o D.I.L.E. – Diagnóstico Informal da Linguagem Escrita (1978), de Vítor da Fonseca. Terminada a avaliação, as alunas usufruíram de uma intervenção especializada ao nível do desenvolvimento da consciência fonológica. No final, foram aplicadas novamente as provas realizadas na avaliação diagnóstica para, deste modo, verificar se houve progressos no desempenho das alunas. Ambas as crianças demonstraram uma melhoria nos resultados obtidos nos pós-testes comparativamente aos evidenciados no pré-teste, confirmando deste modo, que o desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, melhora consequente e significativamente as habilidades nas competências da leitura (descodificação) e na escrita.
The present study approaches the importance of the phonological awareness domination in reading and writing learning. Reading is a complex process that involves decoding and interpreting a written code. It is also considered one of the main tools of knowledge acquisition, being therefore, crucial to school success. However, for some children, it is a sluggish and complicated process, requiring an appropriate and adjusted intervention to their needs. This study aims to identify and analyze the influence of an intervention program that encompasses strategies for the development of phonological awareness in reading and writing skills in children with learning disabilities. This investigation is based on a study case, following a qualitative methodology, because it covers an intensive and detailed study of an entity. Two children participated in the study, female gender, aged between 7 and 8, attending the 2nd grade. One was subject to a hold and both enjoyed a Plan of Educational Monitoring under Legislative Order No 24- A / 2012 6 December. Initially, the two children were evaluated in terms phonological and reading and writing skills with the tests: Bateria de Provas Fonológicas of Ana Cristina Silva and DILE, Diagnóstico Informal da Linguagem Escrita of Vítor da Fonseca. After the evaluation, the students benefited from a specialized intervention in the development of phonological awareness. In the end, we reapplied the tests carried out in the diagnostic evaluation to thereby check whether there has been progress in the performance of students. Both children showed an improvement in results from the post-test compared to evidence in the pretest, thereby confirming that the development of phonological awareness in children with difficulties in learning to read and write improves consistently and significantly the skills of reading (decoding) and writing.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial domínio cognitivo e motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3151
Designação: Mestrado em Educação Especial domínio cognitivo e motor
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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