Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/3159
Título: O percurso académico do aluno : a importância da postura
Outros títulos: Relatório final da prática de ensino supervisionada
Autor: Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota
Orientador: Ladeira, Miguel Reixa
Rodrigues, Abel Maria Agostinho de Lima
Palavras-chave: Ensino de música
Clarinete
LMERT
Postura
Teaching music
Clarinet
PRMP
Posture
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio curricular no âmbito da disciplina de “Prática de Ensino Supervisionada” designadamente no Conservatório Regional de Artes do Montijo no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de “Projeto de Ensino Artístico”. A primeira parte remete à Prática de Ensino Supervisionada onde é feita a caracterização da escola e dos alunos, apresentadas as planificações e relatórios de aula, e no final uma conclusão ao trabalho proveniente deste ano de estágio. Na segunda parte do relatório é apresentado o estudo intitulado “O percurso académico do aluno: a importância da Postura”. Este estudo foi realizado com o intuito de intervir nos alunos de música da vertente de clarinete. Por haver um elevado risco de aparecimento e desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas (LMERT), escolhi este grupo de alunos, para intervir e introduzir um plano de exercícios de aquecimento e alongamento musculares de modo a prevenir lesões e a diminuir a sua sintomatologia. Esta intervenção tinha como objetivo verificar a influência de um programa de exercícios específicos no melhoramento e fortalecimento muscular, para que posteriormente seja adotada uma correta postura corporal durante a prática instrumental, e a demonstração da importância destes exercícios físicos como estratégia de aumento da qualidade de vida dos músicos.
Abstract: This report reflects the teaching practice developed in stage performed for the curricular unity of “Practice of Supervised Education", particularly in Conservatório Regional de Artes do Montijo by the academic year of 2014/2015, as well as the research work developed for the discipline of "Artistic Teaching Project". The first part refers to the Practice of Supervised Education, which describes the characterization of the school and students, and it’s presented the lesson plans and classroom reports, also reporting a critical reflection of the developed stage from this year. The second part presents the study entitled "The academic path of the student: the importance of posture." This study was conducted in order to intervene in the clarinet students. Because there is a high risk of appearance and development of playing-related musculoskeletal problems (PRMP), I chose this group of students, to intervene and introduce a warming and stretching exercise plan to prevent injuries and decrease the symptoms. This intervention aimed to verify the influence of a specific exercise program in improving and strengthening exercises, to be later adopted a correct body posture during the instrumental practice, and demonstrating the importance of physical exercise as strategy of increasing quality of life in musicians.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/3159
Designação: Mestrado em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Final com formatação.pdf5,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.