Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/317
Título: A metodologia do potencial produtivo na gestão integrada do pomar. II - Expressão do potencial produtivo e qualitativo
Autor: Ramos, A.S.
Ribeiro, E.
Fernandes, B.
Duarte, T.
Dias, J.P.
Martins, J.M.S.
Palavras-chave: Pomar
Potencial produtivo e qualitativo
Densidade
Tamanho da árvore
Intercepção da luz
Data: 2010
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: RAMOS, A.S. [et al.] (2010) - A metodologia do potencial produtivo na gestão integrada do pomar. II - Expressão do potencial produtivo e qualitativo. In Simpósio Nacional de Fruticultura, 2, Castelo Branco, 4-5 de Fevereiro - Actas. Lisboa : APH. p. 16-22. (Actas Portuguesas de Horticultura ; 16). ISBN 978-972-8936-08-2.
Resumo: O presente trabalho estende o uso “metodologia do potencial produtivo”, que se baseia na determinação da carga óptima por ajustamento não linear em função da carga, para avaliar o potencial produtivo e qualitativo do pomar, ou seja, a estimativa da produção (por árvore; por hectare) e da qualidade (teor em açúcares; dureza da polpa) em função da carga, permitindo estimar a produção e a qualidade correspondente à carga óptima para cada situação particular e para um determinado objectivo comercial. O potencial produtivo é influenciado pela densidade e pelo tamanho da árvore. No entanto, enquanto o aumento de densidade aumenta o potencial produtivo do pomar, o aumento do tamanho da árvore apenas aumenta o potencial produtivo da árvore, baixando a produção do pomar.
Descrição: Trabalho apresentado no 2.º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 4 a 5 de Fevereiro de 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/317
ISBN: 978-972-8936-08-2
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIMP_Frut_RAMOS2.pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.