Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/318
Título: Expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” segundo a forma de condução
Autor: Ribeiro, E.
Ramos, A.S.
Abreu, J.P.
Martins, J.M.S.
Palavras-chave: Pereira Rocha
Potencial produtivo
Intercepção da luz
Data: 2010
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: RIBEIRO, E. [et al.] (2010) - Expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” segundo a forma de condução. In Simpósio Nacional de Fruticultura, 2, Castelo Branco, 4-5 de Fevereiro - Actas. Lisboa : APH. p. 23-29. (Actas Portuguesas de Horticultura ; 16). ISBN 978-972-8936-08-2.
Resumo: Para estudar o efeito da forma de condução no crescimento e na expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” , foram testadas as formas de condução em eixo, em solaxe e em tatura. A intercepção da luz (radiação AR) foi avaliada com um ceptómetro. Os resultados produtivos e qualitativos foram analisados por ajustamento não-linear do crescimento do fruto em função do tempo (curvas de crescimento) e por ajustamento do peso médio do fruto, da produção, do teor em açúcares e da dureza da polpa em função do número de frutos por hectare (curvas do potencial produtivo). Pelos resultados obtidos, foi possível concluir que o crescimento do fruto e a expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” foram influenciados pela forma de condução, tendo-se revelado a tatura como a forma de condução que mais limitou a expressão do potencial produtivo, apesar da maior densidade e da maior intercepção de radiação PAR. Tal efeito poderá dever-se ao maior ensombramento, já que até ao ano em questão ainda não se havia procedido a qualquer intervenção de poda, e à menor altura da sebe.
Descrição: Trabalho apresentado no 2.º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 4 a 5 de Fevereiro de 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/318
ISBN: 978-972-8936-08-2
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIMP_Frut_RAMOS3.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.