Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/319
Título: Efeito de redução da carga na produção e qualidade da cereja (Prunus avium L.) cultivar “Lapins”
Autor: Carvalho, M.L.M.
Dias, C.
Palavras-chave: Cerejeira
Potencial produtivo
Monda de frutos
Factores pré-colheita
Caracterização físico-química
Data: 2010
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: CARVALHO, M.L.M. ; DIAS, C. (2010) - Efeito de redução da carga na produção e qualidade da cereja (Prunus avium L.) cultivar “Lapins”. In Simpósio Nacional de Fruticultura, 2, Castelo Branco, 4-5 de Fevereiro - Actas. Lisboa : APH. p. 67-74. (Actas Portuguesas de Horticultura ; 16). ISBN 978-972-8936-08-2.
Resumo: As condições pós-colheita influenciam a quantidade de frutos mas também a sua qualidade. A cereja, como fruto temporão, tem um período de crescimento muito curto desde a floração até à maturação, pelo que interessa estudar a influência da carga nos atributos qualitativos do fruto. Acompanhou-se um pomar de “Lapins”, cultivar autofértil, na zona Sul da Cova da Beira, a fim de obter informação relativa ao potencial de produção e qualidade intrínseca e extrínseca dos frutos, em três modalidades: não mondada (testemunha, R0), mondada a 50% (R1) e carga muito reduzida (R2). Dos parâmetros analisados, não houve diferenças significativas nem na cor, nem na dureza. O peso médio, o calibre e o teor em sólidos solúveis (TSS) diferiram estatisticamente, e registaram maior valor médio na modalidade com maior redução de carga (R2), decrescendo para a R0, enquanto a acidez apresentou comportamento inverso. Da avaliação do potencial produtivo em função do número de frutos, independentemente de ter sido efectuada monda ou não, podemos concluir que o aumento da carga, aumenta a produção unitária, mas afecta negativamente a qualidade, em especial o seu peso médio.
Descrição: Trabalho apresentado no 2.º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 4 a 5 de Fevereiro de 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/319
ISBN: 978-972-8936-08-2
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIMP_Frut_LCARVALHO.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.