Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/325
Título: Expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” tratada com produtos bioestimulantes
Autor: Marques, L.
Ramos, A.S.
Almeida, P.
Pegacho, I.
Martins, J.M.S.
Palavras-chave: Pereira
Stress salino
Nutrição
Data: 2010
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: MARQUES, L. [et al.] (2010) - Expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” tratada com produtos bioestimulantes. In Simpósio Nacional de Fruticultura, 2, Castelo Branco, 4-5 de Fevereiro - Actas. Lisboa : APH. p. 83-88. (Actas Portuguesas de Horticultura ; 16). ISBN 978-972-8936-08-2.
Resumo: Para estudar o efeito da aplicação de produtos bioestimulantes no crescimento e na expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha”, foram testados três tratamentos: T, fertirrigação do agricultor; D, fertirrigação do agricultor suplementada com Drin; D+DS, fertirrigação do agricultor suplementar com Drin e Dry Stop. Os resultados produtivos e qualitativos foram analisados através do ajustamento não-linear do crescimento do fruto em função do tempo (curvas de crescimento) e pelo ajustamento do peso médio do fruto, da produção, do teor em açúcares e da dureza da polpa em função do número de frutos por árvore (curvas do potencial produtivo). Pelos resultados obtidos, foi possível concluir que o crescimento do fruto e a expressão do potencial produtivo e qualitativo da pereira “Rocha” foram influenciados pela aplicação dos produtos bioestimulantes, não tendo havido vantagens na utilização da mistura D+DS relativamente ao D. Nas condições a que as plantas estiveram sujeitas (stress salino), a aplicação dos produtos bioestimulantes permitiu uma melhoria da expressão do potencial produtivo, não sendo suficiente, no entanto, para compensar a limitação imposta pelas condições de stress.
Descrição: Trabalho apresentado no 2.º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 4 a 5 de Fevereiro de 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/325
ISBN: 978-972-8936-08-2
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIMP_Frut_RAMOS4.pdf899,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.