Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/351
Título: A especialização na região centro : evidências da actividade empresarial e do emprego e impacto no sistema regional de inovação
Autor: Ramos, George
Sebastião, João
Palavras-chave: Especialização
Sistema regional de inovação
Emprego
Região centro
Data: Jan-2007
Editora: IPCB - Escola Superior de Gestão
Citação: RAMOS, George ; SEBASTIÃO, João (2007) - A especialização na região centro : evidências da actividade empresarial e do emprego e impacto no sistema regional de inovação. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano III, N.º 4/5, p. 243-257.
Resumo: Factor fundamental na implementação de políticas de desenvolvimento regional é o conhecimento da estrutura económica das regiões, em termos estáticos e dinâmicos; da análise (não exclusiva) destas duas vertentes poderá resultar: a) a determinação de condições que favoreçam o desenvolvimento; b) a determinação de condições que conduzam a maiores níveis de assimetrias regionais. No sentido em que os recursos naturais e a sua utilização diferem espacialmente, as relações entre regiões são potencialmente geradoras de situações de desequilíbrio, contradizendo os objectivos de coesão. O presente artigo objectiva analisar a estrutura económica sectorial da região Centro de Portugal. Para este efeito, ir-se-á apresentar uma matriz de informações e, posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração e dispersão espacial das variáveis. Por fim, analisa-se a estrutura económica pelo grau de especialização das economias regionais. Paralelamente, aborda-se a relação da especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região, perspectivando esclarecimentos da coerência dessa mesma dotação. Os resultados traduzem uma coerência genérica entre as duas vertentes, periclitante em factores intangíveis e sustentada em factores tangíveis. Os resultados sugerem ainda uma vincada assimetria geográfica, do interior para o litoral da região.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/351
ISSN: 1645-2534
Aparece nas colecções:GESTIN: Revista da Escola Superior de Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GeorgesRamos.pdf5,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.