Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/357
Título: A formação de professores de educação física
Autor: Petrica, João Manuel Patrício Duarte
Palavras-chave: Formação de professores
Prática pedagógica
Feedback pedagógico
Microensino com colegas
Microensino com alunos
Análise de ensino
Comportamentos de ensino
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Citação: PETRICA, João Manuel Patrício Duarte (2003) - A formação de professores de educação física. Vila Real : UTAD. 951 f. Tese de Doutoramento.
Resumo: Com a presente pesquisa pretendia-se conhecer, de uma forma descritiva e suficientemente exaustiva, a actividade docente, do ponto de vista daquilo que é observável na condução do processo de ensino, e também no que se refere ao que não se pode ver, mas que está presente, condicionando, influenciando, ou interferindo nessa acção, procurámos estudar os futuros professores de Educação Física em situação de prática pedagógica real, realizada na escola, com autênticos alunos e com toda a responsabilidade decorrente da condução do processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, como estávamos também interessados em conhecer o resultado da adopção de diferentes formas ou métodos de preparação para a prática docente, decidimos preparar os participantes no estudo, através de quatro processos distintos, perfeitamente tipificados, relacionados com o que é prática comum em algumas das instituições de formação, que incluíam o microensino com colegas, o microensino com alunos reais, o ensino com pares, ou uma preparação clássica sem a utilização de qualquer destes modelos. A observação das cento e quarenta e quatro aulas que os quarenta e oito professores de Educação Física, em situação de prática pedagógica do estágio para professores do segundo ciclo do ensino Básico, leccionaram a mil cento e dezassete alunos, permitiram-nos ficar com uma imagem, sob diferentes perspectivas, desses aspectos do comportamento dos professores e dos alunos, e a interrogação dos primeiros, sobre as suas representações, e dos segundos, sobre o seu pensamento, permitiu-nos ficar com uma ideia sobre esses aspectos da sua função cognitiva. O estudo colocou em evidência as diferenças no pensamento e acção dos intervenientes no processo de ensino conduzido por professores preparados pelos distintos procedimentos.
Descrição: Dissertação de Doutoramento em Educação Física e Desporto, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/357
Aparece nas colecções:ESECB - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Binder3.pdf10,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.