Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/368
Título: Visualising europe : visual literacy and intercultural european education project
Autor: Morgado, Margarida
Palavras-chave: Literacia visual
Educação intercultural
Literatura infantil
Data: Jul-2009
Editora: European Reading Association. Proceedings of the 16th European Reading Association. Braga.
Citação: MORGADO, Margarida (2009) - Visualising Europe: visual literacy and intercultural European education project. In Proceedings of the16th European Reading Association. Braga, 19-22 de Julho
Resumo: Apresentação do Projecto Visualising Europe: Visual Literacy and Intercultural European Education, desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates, da perspectiva da sua fundamentação teórica e materiais. O projecto propõe uma abordagem integrada de desenvolvimento da literacia visual e da educação intercultural, propondo materiais que integram a negociação de múltiplas culturas, línguas, textos e inter-textos (visuais), o local e o global. Os textos visuais que constam dos Manuais do Aluno 1 e 2 são considerados artefactos culturais que comunicam sentido e que são culturalmente específicos. A metodologia de análise de textos visuais inclui o reconhecimento do que se encontra representado (o tema natural), a compreensão do conteúdo simbólico, tipo e função do texto visual, bem como o entendimento dos contextos culturais da sua produção e consumo. Olhar é proposto como uma prática cultural na qual a produção, o consumo e as crenças e sentidos que os observadores associam a um texto visual em particular são importantes como meio de fazer sentido e construir uma representação particular do mundo. Baseado em teorias construtivistas, o projecto, que tem como objectivos desenvolver formas de ver e convidar os jovens (dos 6 aos 12 anos) a participar de forma activa no processo de fazer sentido do mundo que os rodeia, pressupõe que os alunos devem ser activos no processo de aprendizagem para desenvolver as suas próprias formas de ver, de interpretar e de explicar por que o fazem de determinado modo para que a competência adquirida se torne transferível para situações de interacção e negociação com outras culturas.
Descrição: Desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/368
Aparece nas colecções:ESECB - Posters em encontros científicos/técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
poster_Braga.pdf6,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.