Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/379
Título: Motivação para a prática desportiva: estudo de factores motivacionais que levam os jovens à prática de actividades desportivas competitivas e demonstrativas: atletismo e rítmica / expressão.
Autor: Reis, Luísa dos Santos
Palavras-chave: Motivação
Prática desportiva
Factores motivacionais
Questionário
Treino/competição
Data: 1995
Editora: IPCB - Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: REIS, Luísa dos Santos (1995) - Motivação para a prática desportiva: estudo de factores motivacionais que levam os jovens à prática de actividades desportivas competitivas e demonstrativas: atletismo e rítmica / expressão. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 175 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Resumo: O objectivo principal do presente estudo é saber quais os motivos e factores de motivação, que estão subjacentes à participação dos jovens, em actividades desportivas em dois grupos com idades compreendidas entre os 14 e 22 anos, sendo um grupo de competição (atletismo) e, outro de demonstração (actividades rítmicas e de expressão). O instrumento de análise utilizado foi o Participation Motivation Questionnaire, traduzido e adaptado para português (QMAD) por Serpa e frias (1990). Pretende-se através da aplicação da estatística descritiva (média e desvio-padrão), fazer a análise por motivos e factores e da prova de “t” de Student, fazer a análise comparativa por factores de motivação nos dois grupos. Constatou-se que os motivos “Atingir um nível mais elevado e Ultrapassar desafios” são os motivos mais importantes, que impulsionam os jovens do grupo de competição à prática desportiva. “Estar em boa condição física e Espírito de equipa” são os motivos mais importantes, que impulsionam os jovens do grupo demonstração à prática desportiva. O motivo menos importante que impulsa os jovens à prática de actividade desportiva, nos dois grupos, é “Pretexto para sair de casa”. Constatou-se ainda que existem diferenças significativas nos factores de motivação “Actividade em Grupo e Aptidão Física”.
Descrição: Dissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para a categoria de professor adjunto na área científica de Educação Física / Actividades Rítmicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/379
Aparece nas colecções:ESECB - Provas Públicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Binder1.pdf25,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.