Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/394
Título: Crescimento e produção do pinheiro bravo na região de Castelo Branco
Autor: Alegria, C.M.M.
Palavras-chave: Pinus pinaster Aiton
Estrutura irregular
Crescimento
Produção
Lotação
Índices de densidade
Data: 1994
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais
Citação: ALEGRIA, C.M.M. (1994) - Crescimento e produção do pinheiro bravo na região de Castelo Branco. In Congresso Nacional Florestal, sobre os Recursos Florestais no Desenvolvimento Rural, 3, Figueira da Foz, 15 a 17 de Dezembro. Livro de Actas. [S.l.] : SPCF. Vol 1, p. 269-292. (Poster).
Resumo: Caracterizou-se a estrutura dos povoamentos de pinheiro bravo nos concelhos de Oleiros, Castelo Branco, e Proença-a-Nova. Das 62 parcelas implantadas na área de estudo observa-se que maioritariamente os povoamentos apresentam estrutura irregular (85%). A forte representação de povoamentos de estrutura irregular como consequência do tipo de implantação destes povoamentos na região, por regeneração natural, levanta a questão de se, nestas circunstâncias, será admissível a aplicabilidade indiscriminada das metodologias próprias dos povoamentos regulares. Caracterizam-se as parcelas quanto às suas variáveis dendrométricas mais significativas - número de árvores por hectare (N), área basal por hectare em m2/ha (G), diâmtero médio da parcela em cm (Dm), altura média (HM), diâmtero dominante (Ddom) e altura dominante (Hdom)-, quanto à sua produtividade média e corrente, nos últimos 10 anos (respectivamente, Pm e Pc10)e quanto à lotação através dos índices de densidade Factor de Competição das Copas, Factor de Wilson e Índice de Densidade do Povoamento (respectivamente, CCF, Fw e SDI). Da análise dos parâmetros apresentados revela-se a necessidade do estabelecimento de uma rede de parcelas de estudo que permitam modelar a dinâmica do crescimento e produção dos povoamentos irregulares da espécie na região e a necessidade da sua complementação com ensaios de desbaste de forma a definir regras para a intervenção produtiva destes.
Descrição: Poster apresentado no III Congresso Nacional Florestal que decorreu na Figueira da Foz de 15 a 17 de Dezembro de 1994.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/394
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Crescimento e Produção Pb CB_Congresso.pdf201,88 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.