Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/431
Título: Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundo
Autor: Marques, Vera
Paixão, Fátima
Palavras-chave: Educação para o desenvolvimento sustentável
Perspectiva de ensino por pesquisa
Fome no mundo
Recursos didácticos
1º Ciclo do Ensino Básico
Data: Set-2009
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: MARQUES, Vera ; PAIXÂO, Fátima (2009) - Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º CEB sobre a fome no mundo. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 410-418
Resumo: Vários autores têm defendido que a Educação em Ciências deve alfabetizar cientificamente os jovens para que estes possam compreender os problemas/desafios que a humanidade enfrenta e tomem decisões fundamentadas e responsáveis a fim de responder aos mesmos. A inovadora perspectiva de Ensino por Pesquisa articula-se perfeitamente com o sentido actual da Educação em Ciências, opondo-se a um ensino tradicional baseado na mera exposição e memorização de conceitos e teorias, e propondo uma educação científica que se interesse por questões éticas e que aborde, de forma interdisciplinar, problemáticas actuais, de cariz CTS. A fome no mundo foi a problemática que abordámos num trabalho de investigação que agora apresentamos. É certo que os avanços da ciência e da tecnologia podem permitir e mesmo conduzir a que as desigualdades mundiais e a fome aumentem, mas não é menos verdade que o conhecimento científico-tecnológico é uma dimensão imprescindível para que possamos compreender a problemática da fome no mundo, uma vez que atravessa os diversos aspectos que com ela se relacionam, como a alimentação, as consequências, as causas, mas também as possíveis soluções para esse flagelo. Depois de identificarmos os saberes prévios de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, concebemos, implementámos e avaliámos uma Proposta Didáctica sobre a problemática em causa, tendo em vista não apenas o desenvolvimento de conhecimentos, mas também de capacidades, atitudes e valores, nos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/431
ISBN: 978-989-95831-2-2
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SC7_3_Comunic_410-418.pdf59,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.