Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/433
Título: Desenho metodológico de um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores e a qualidade do ensino na disciplina de química com a 7ª classe no sistema educativo angolano
Autor: Baca, Laurinda
Paixão, Fátima
Onofre, Marcos
Palavras-chave: Conhecimento didáctico do conteúdo
Ensino da química
Qualidade do ensino
Data: Set-2009
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: BACA, Laurinda ;PAIXÂO, Fátima ; ONOFRE, Marcos (2009) - Desenho metodológico de um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores e a qualidade do ensino na disciplina de química com a 7ª classe no sistema educativo angolano. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 750-760.
Resumo: A comunicação apresentará os pressupostos e desenho de uma investigação que se está a implementar sobre o ensino da Química em Angola. Tendo em conta a trajectória histórica no ensino da Química onde se revelam várias debilidades e cuja solução, cremos com base na investigação existente, passa pela qualificação do professor nas suas práticas de ensino que se reflectem directamente nas aprendizagens por parte dos alunos, estamos a levar a efeito um estudo com os seguintes objectivos; a) identificar o tipo de conhecimento pedagógico mais associado à promoção da qualidade do ensino da disciplina de química da 7ª classe; b) caracterizar as concepções sobre a disciplina e a sua aprendizagem, as opções de planeamento e acção de ensino que caracterizam o conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores de química na 7ª classe das escolas de Angola; c) caracterizar as relações entre este conhecimento e os indicadores de qualidade de ensino; d) analisar o Ensino-Aprendizagem da química na intervenção dos professores peritos. O estudo foi organizado para testar a hipótese de que professores peritos apresentam um conhecimento pedagógico do conteúdo valorizador de pedagogias mais activas, promotoras da realização da aprendizagem dos alunos a partir de experiências práticas ligadas ao quotidiano dos mesmos e resultados de aprendizagem dos alunos com melhor qualidade. Na comunicação apresentam-se as opções metodológicas da pesquisa que apresenta um cariz exploratório e interpretativo, assumindo-se como um estudo multicaso de 16 professores peritos de Química e do seu trabalho no ensino-aprendizagem das reacções químicas com as respectivas turmas da 7ª classe, envolvendo o recurso a metodologias de recolha e tratamento de informação de natureza quantitativa e qualitativa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/433
ISBN: 978-989-95831-2-2
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SC14_4Comunica_750-760.pdf53,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.