Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/434
Título: O desafio de ensinar a grandeza física “massa” no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Rodrigues, Idalina
Paixão, Fátima
Palavras-chave: Educação científica
1º Ciclo do Ensino Básico
Massa e balanças
Ensino experimental
Data: Set-2009
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: RODRIGUES, Idalina ; PAIXÂO, Fátima (2009) - O desafio de ensinar a grandeza física “massa” no 1ºCiclo do Ensino Básico. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 523-536.
Resumo: A perspectiva actual de ensino das ciências, contextualizada e centrada em questões problema que se constituem como fio condutor das actividades e tarefas propostas, é particularmente relevante para ultrapassar ideias não científicas ou incompletas, dos alunos, ao mesmo tempo que incentiva o estabelecimento de conexões do saber escolar com o quotidiano. Centrando-nos neste quadro, concebemos uma sequência didáctica que foi implementada numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico para tratar a “massa”, que é, com frequência, confundida com peso, se não mesmo ignorada a sua existência como grandeza física. Consideramos tratar-se de uma proposta inovadora dando oportunidade aos alunos para adquirirem um melhor nível de aprendizagens. Ao mesmo tempo, aprofundámos a convicção de que uma formação em que o professor se sinta investigador da sua própria acção conduz a uma atitude didáctica mais fundamentada.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/434
ISBN: 978-989-95831-2-2
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SC10_1_Comunica_523-536.pdf287,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.