Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/435
Título: Contributos para a integração da história da matemática/ciência na escolaridade básica
Autor: Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: História da matemática
Resolução de problemas
Didáctica da matemática
Data: Set-2009
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: JORGE, Fátima ; PAIXÂO, Fátima ; CABRITA, Isabel (2009) - Contributos para a integração da história da matemática/ciência na escolaridade básica. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 770-780.
Resumo: Propõe-se uma reflexão sobre a integração da história da matemática em aulas de matemática da escolaridade básica através de problemas matemáticos de carácter recreativo ou de aplicação a situações do quotidiano social passado. Discute-se, em particular, o contributo que tais problemas podem representar para a concretização de um ensino da matemática que atenda à necessidade de promover o “desenvolvimento de atitudes positivas face à matemática e a capacidade de apreciar esta ciência”, nomeadamente desenvolvendo nos alunos a “compreensão da Matemática como elemento da cultura humana” e a “capacidade de reconhecer e valorizar o papel da Matemática nos vários sectores da vida social” (ME, 2007, p. 3). Toma-se como ponto de partida a descrição de um estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores para os primeiros anos de escolaridade (dos 6 aos 12 anos) e que envolveu o acompanhamento de três futuras professores em período de estágio e os seus professores cooperantes durante um período de dois anos. Após a fundamentação do estudo, apresenta-se, em linhas gerais, os objectivos do estudo, a metodologia adoptada e discute-se um exemplo concreto de exploração didáctica de um problema histórico. Por fim, salientam-se alguns dos resultados do estudo que sustentam a conclusão de que o recurso a problemas históricos favorece um ensino mais significativo da matemática, que ao mesmo tempo que aborda conceitos e processos matemáticos, viabiliza o estabelecimento de ligações com outras áreas curriculares e sobretudo permite realçar o carácter social da disciplina, tornando-a mais próxima, mais tangível, mais humana.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/435
ISBN: 978-989-95831-2-2
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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