Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/437
Título: O Sistema urbano português: dinâmicas contemporâneas e diversidade regional. Evolução demográfica e bem-estar social
Autor: Moreira, Maria João
Rodrigues, Teresa Ferreira
Henriques, Filipa de Castro
Palavras-chave: Dinâmica demográfica
Centros urbanos
Cidades
Qualidade de vida
Data: 2009
Editora: Associación de Demografia Histórica
Citação: MOREIA, Maria João ; RODRIGUES, Teresa Ferreira ;HENRIQUES, Filipa de Castro (2009) - O Sistema urbano português: dinâmicas contemporâneas e diversidade regional. Evolução demográfica e bem-estar social. Revista de Demografia Histórica. ISSN 1696-702X. Vol: 27, Número: 1, p. 83-114.
Resumo: A investigação na área dos estudos urbanos em Portugal permitiu conhecer as características principais que definem esses espaços. Falta, no entanto, uma análise evolutiva de longa duração do processo, relacionando-o com as alterações verificadas em termos das suas características físicas e de funcionalidade. Desde a segunda metade do século XIX o crescimento demográfico português é sobretudo urbano. A partir dos anos 60 acentua-se o processo de urbanização nacional, sobretudo através do alargamento das áreas de influência das cidades de Lisboa e Porto e o consequente desenvolvimento das suas áreas metropolitanas. A partir daí dá-se uma alteração nas formas de utilização do espaço urbano. As cidades perdem residentes nas zonas centrais e núcleos históricos. O estudo termina com a apresentação do ranking das cidades portuguesas em termos de qualidade de vida e a discussão sobre as suas potencialidades futuras de crescimento.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/437
ISSN: 1696-702X
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Guardado Moreira, et al.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.