Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/452
Título: Determinação gráfica da parábola conhecidos dois pontos da curva e a tangente no vértice (exemplo prático de geometria aplicada ao design)
Autor: Costa, J.B.
Palavras-chave: Geometria
Geometria euclidiana
Parábola
Curvas cónicas
Data: 2009
Editora: IPCB. ESART
Citação: BONIFÁCIO, J.B. (2009) - Determinação gráfica da parábola conhecidos dois pontos da curva e a tangente no vértice (exemplo prático de geometria aplicada ao design). Convergências. ISSN 1646-9054. 2.
Resumo: No âmbito da geometria euclidiana, abordada do ponto de vista gráfico, propõe-se um procedimento para obter a parábola, conhecidos dois pontos desta e a tangente no vértice. Os dois pontos podem estar a iguais ou a diferentes distâncias da tangente no vértice. Este problema tem solução através de uma construção incomum (Fig. 1), que divulgámos anteriormente em BONIFÁCIO, 2005, 64, e que consiste em determinar o ponto médio M entre a projecção ortogonal de um ponto P da parábola na tangente do vértice e o próprio vértice. PM é a tangente em P. A perpendicular à tangente em M intersecta o eixo da parábola no foco. É feita também aplicação do conceito que define que, do ponto de vista gráfico, as parábolas são todas semelhantes, assumindo tamanhos diferentes ao variar a distância focal. São utilizados conjuntamente métodos da geometria plana e da geometria descritiva.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/452
ISSN: 1646-9054
Versão do Editor: http://convergencias.esart.ipcb.pt
Aparece nas colecções:CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONVER2_14.pdf299,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.