Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/4617
Título: Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
Autor: Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
Orientador: Pinho, José Francisco Bastos Dias de
Palavras-chave: Movimento corporal
Problemática postural
Aprendizagem do violino
Metodologia Rolland
Envolvimento parental
Body movement
Problematic posture
Violin lessons
Rolland's methodology
Parental involvement
Data de Defesa: 2016
Resumo: O presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.
Abstract: This essay is composed of two sections. The first is composed of a description of the practices incorporated in both the individual and chamber music classes that contributed to my practical supervised teaching project and was conducted in the Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. º Luiz Peter Clode. The second section consists of an investigation project, which focuses on the reeducation of incorrect movements and the correction of internalised postural problems during violin lesson, in the initial stage of learning. The aim is to construct a correction plan using Paul Rolland's methodological exercises, in order to acquire good postural habits and a manipulation of the instrument that results in good execution. Another intention of this project is to elicit the advantages of parental input in their childrens' learning process.
Descrição: Relatório de Estágio e Dissertação apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/4617
Designação: Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_TRENEDDY-GAMA.pdf8,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.