Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/475
Título: A percepção dos enfermeiros na contextualização dos fundamentos de Enfermagem
Autor: Lourenço, Isabel
Palavras-chave: Fundamentos de enfermagem
Formação
Competências de enfermagem
Data: 20-Mai-2005
Citação: LOURENÇO, Isabel - A percepção dos enfermeiros na contextualização dos fundamentos de Enfermagem. In Jornadas Internacionais de Enfermagem, Coimbra, 20 de Maio 2005 - Afirmar competências, melhorar resultados. Coimbra: [s.n.], 2005. diapositivos 1-13
Resumo: Pretende-se com esta comunicação apresentar os resultados dum inquérito aplicado em 3 instituições hospitalares (HUC, CHCB, e HAL) aos enfermeiros dos serviços de Medicina e Gastro, tendo como objectivos: Identificar o que os Enfermeiros no exercício, em cuidados diferenciados, entendem por qual o nível de competências que um aluno do 1º ano do CLE deve atingir no seu 1º estágio, tendo em conta a evolução científica de enfermagem. Identificar a percepção dos Enfermeiros sobre os Fundamentos de Enfermagem, de acordo com o seu nível de formação. Foram entregues 210 inquéritos, aos quais apenas responderam 75 enfermeiros, havendo muita relutância pelo facto do inquérito ter 3 perguntas abertas, que seriam fundamentais para que se atingisse os objectivos do estudo. Dos inquéritos respondidos, verificou-se que na sua maioria os que responderam às perguntas abertas, foram os enfermeiros recém-formados e os enfermeiros com especialização ou aqueles que fizeram formação contínua. Quanto à evolução científica da metodologia de ensino, são variáveis as respostas, dependendo da Instituição, e da origem da formação dos enfermeiros, bem como dos alunos que orientam. Quanto às competências é consensual que deve haver um maior investimento num 1º estágio nos aspectos relacionais, quer com o doente quer com a equipe; na humanização e personalização dos cuidados; na avaliação das NHB; na integração e organização da equipe de saúde; nos aspectos éticos e deontológicos; e no desenvolvimento de procedimentos técnicos, não se valorizando a destreza, mas sim os princípios. Quanto à percepção pessoal sobre os Fundamentos de Enfermagem, variam as respostas, sendo no geral entendido como um conjunto de conhecimentos básicos que permitam a actuação de enfermagem um saber científico. Como conclusão do estudo verifica-se uma grande divergência quanto à formação em enfermagem, havendo consenso quanto às competências que um aluno do 1º ano do CLE deve atingir no seu 1º estágio.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/475
Aparece nas colecções:ESALD - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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