Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/506
Título: A utilização de pastagens e forragens e a conservação do solo : exemplos da erosão verificada num solo litólico não húmico de xisto mosqueado na região de Castelo Branco
Autor: Lopes, P.M.
Goulão, J.N.P.
Cortez, N.R.S.
Palavras-chave: Erosão do solo
Escoamento
Perda de solo
Solo de xisto
Data: 1998
Editora: Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens
Citação: LOPES, P.M. ; GOULÃO, J.N.P. ; CORTEZ, N.R.S. (1998) - A utilização de pastagens e forragens e a conservação do solo : exemplos da erosão verificada num solo litólico não húmico de xisto mosqueado na região de Castelo Branco. Pastagens e Forragens. ISSN 0870-6263. Vol. 19, p. 61-71.
Resumo: A erosão acelerada é um processo preocupante de degradação do solo, a nível nacional e mundial, sendo responsável pela desertificação de extensas áreas. Neste trabalho são apresentados os valores de escoamento e de perda de solo por erosão hídrica, na estação experimental de erosão da escola Superior Agrária de Castelo Branco (ensaio em Solos Litólicos Não Húmicos de xistos mosqueados) ao longo dos anos hidrológicos de 1991-1992 a 1996-1997. Este campo de ensaio é constituído por 18 talhões experimentais, com 6 modalidades e 3 repetições, em que se pretende comparar os efeitos de uma monocultura cerealífera com uma rotação predominantemente forrageira (trianual), ambas tradicionais na região, comparando-as ainda com um prado permanente de sequeiro e com uma modalidade de solo mantido permanentemente nu através de mobilizações realizadas segundo o maior declive. Tem-se vindo a verificar que nos talhões onde a vegetação é mais densa e permanente as perdas de solo são substancialmente menores que com outro tipo de modalidade de utilização.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/506
ISSN: 0870-6263
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
__www.sppf.pt_rubricas_PF_19.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.