Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/512
Título: O papel da biblioteca escolar na promoção de competências de leitura em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente
Autor: Oliveira, António José Alves
Palavras-chave: Inclusão
Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente
Biblioteca escolar
Leitura
Data de Defesa: 2010
Citação: OLIVEIRA, António José Alves (2010) - O papel da biblioteca escolar na promoção de competências de leitura em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente. Castelo Branco : IPCB, Escola Superior de Educação. 255 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A leitura é um dos requisitos fundamentais para o sucesso educativo e a inclusão social de qualquer indivíduo. O conceito de biblioteca escolar inclusiva veio reforçar a necessidade de estabelecer as condições de acesso à informação de alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter Permanente. A implementação de uma filosofia inclusiva na Educação que atenda às necessidades daqueles que dependem do seu desenvolvimento global, contribuirá, certamente, para a maximização, através da leitura, dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis nas escolas do nosso País. Esta investigação tem como objectivo principal compreender a forma como a biblioteca escolar, objecto do nosso estudo, desenvolve actividades que contribuam para a estimulação de competências de leitura em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente. No estudo empírico adoptámos uma metodologia qualitativa, com características de estudo de caso do tipo exploratório, no qual utilizámos como métodos de recolha de dados, a entrevista, a observação directa e a pesquisa documental. Tendo estes pressupostos em mente, procurámos responder à questão de partida da investigação, tendo em conta a participação dos informantes privilegiados no trabalho de campo realizado. Os resultados obtidos na investigação empírica permitem-nos concluir que a biblioteca escolar analisada não desenvolve especificamente a estimulação de capacidades de leitura em alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter Permanente, no contexto da frequência deste espaço educativo. Por outro lado, não existem níveis formais de colaboração entre o coordenador da biblioteca escolar e os professores de Educação Especial, no sentido de serem desenvolvidas actividades de leitura para este público específico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/512
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrad_Antonio_Oliveira.pdf3,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.