Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5366
Título: O contributo da utilização do EdiLim, como recurso educativo na prática de ensino supervisionada, através da conceção de atividades no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Ferreira, Maria João Rodrigues
Orientador: Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Palavras-chave: 1º ciclo do ensino básico (1º CEB)
EdiLim
Prática de ensino supervisionada
Software educativo
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
1st cycle of basic education (1ºCEB)
EdiLim
Educational software
Information technology and communication (TIC)
Supervised teaching practice (STP)
Data de Defesa: 18-Jul-2016
Resumo: As escolas ao longo das últimas décadas têm vindo a fazer investimentos para modernizar o sistema de ensino através de programas direcionados para a inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em contextos educativos concretos de aprendizagem. Assim, as TIC passam a ser um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem, podendo apoiá-la de diversas formas, nomeadamente, através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos que permitem o desenvolvimento de capacidades. O software educativo, entendido como um software concebido para ser utilizado em contexto educativo, apresenta um conjunto de características que têm como objetivo promover e facilitar a aquisição de novos conhecimentos. A presente investigação pretende compreender se a utilização do software EdiLim pode contribuir para uma melhoria no processo de ensino e de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da área de matemática e da área do português em conjunto com a área de estudo do meio, na turma do 2º ano de escolaridade da Escola Básica Quinta da Granja. Desta forma, os principais objetivos aos quais se procurou dar resposta pretenderam promover a utilização das TIC em contexto educativo, integrar o software EdiLim como software educativo no processo de ensino e de aprendizagem, recolher opiniões dos professores em relação às potencialidades do EdiLim como ferramenta pedagógica e avaliar o impacto da utilização do EdiLim em atividades sala de aula. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, onde se privilegiou uma investigação-ação que envolveu um grupo particular de alunos (a turma do 2ºA) atribuído na PES1CEB e a utilização do EdiLim como software educativo. As técnicas e instrumentos aplicados na recolha e análise de dados foram a observação participante e as notas de campo, com a participação ativa da investigadora, da Orientadora Cooperante e do «Par Pedagógico»; o inquérito por questionário que envolveu os alunos da turma; e, o inquérito por entrevista, com a respetiva análise de conteúdo, que foi realizado às professoras titulares do 1º CEB. Os resultados da investigação, através da triangulação de dados, vieram demonstrar que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, os quais evidenciaram um maior envolvimento dos mesmos na realização das atividades propostas, tornando-se uma forma eficaz de aproximar os alunos dos objetivos didático-pedagógicos e da superação a nível espácio-temporal. O sucesso desta intervenção prática também é, em parte, o resultado de uma apetência dos alunos para a utilização das TIC que, devidamente enquadrada num contexto pedagógico, foi possível ver promovidas e rentabilizadas as suas aprendizagens. As TIC e o professor devem ser utilizados em simultâneo e aliados entre si na promoção de melhores aprendizagens no processo de ensino e de aprendizagem, tendo em consideração as opiniões obtidas pelos questionários aplicados aos alunos. Em suma, há o sentimento generalizado, partilhado por todos os intervenientes, de que as TIC são uma mais-valia quando utilizada corretamente e de forma contextualizada, realçando-se o papel primordial do professor e propondo-se como ideal, o par: «professor-tecnologias».
For the past decades, schools have made investments to modernize the education bsystem through programs that aim to include information and communication technologies (ICT) in concrete learning contexts. This being, ICT’s have become na element that is always present in our learning environments, having the possibility to support it in many ways, including new and different approaches of ways that permit capacity development. The educational software is a software that is understood to be used in a educational context representing a junction of characteristics that have the objective to promote and facilitate the acquisition of new knowledges. The following investigation aims to understand if the use of the Edilim software can contribute for a better teaching and learning process within the 1st cycle of basic education at Escola Básica Quinta da Granja in all it’s teaching areas. Thus, the main objectives we sought to answer intended to promote the use of ICT’s in educational contexts, integrate the EDILIM as an educational software in the teaching and learning process, gather opinions from teachers regarding EDILIM’s potential as a teaching tool and evaluate the impact of EdiLim in class activities. The methodology assumes a qualitative research, where an action inquiry involved a group of 2nd grade students assigned in the supervised teaching practice within the 1st cycle of basic education and the use of EdiLim as an educational software. The techniques and tools applied for the gathering and analysis of the results were participant observation and collection of field notes, with the active participation of the researcher, the cooperative advisor and of the pedagogical pair; The questionnaire survey in which the students were involved; and the interview survey, with the proper analysis of the content, in which the teachers of the 1st cycle of basic education were involved. The results of the investigation, through data triangulation, demonstrated that the use of EdiLim promoted bigger and better levels of motivation from the students who then showed more involvement in the suggested activities and getting them closer to the didactic-pedagogic and overcoming their spatiotemporal level objectives. The success of this practical intervention is also, in part, the result of a greater appetence from the students in the use of ICT’s in which, when correctly embedded in a pedagogical context, it is possible to see higher results in their learning. The ICT’s and the teachers should be used simultaneously and together to promote better teaching and learning processes, taking into consideration the opinions gathered from the surveys that were answered by the students. In short, there’s a general feeling, shared by all the participants, that ITC’s are a surplus value when used correctly and in a contextual way, highlighting the primordial role of the professor and proposing the ideal which is the pair: Professor-technologies.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5366
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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