Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5382
Título: Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
Autor: Gil, Henrique
Palavras-chave: Envelhecimento humano
Educação gerontológica
Gerontagogia
Inclusão digital
Universidades da terceira idade
Data: 2015
Editora: Universidade de Passo Fundo
Citação: GIL, Henrique (2015) - Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH). ISSN 2317-6695. Vol. 12, nº 3, p. 212-233.
Relatório da Série N.º: 3;
Resumo: O artigo pretende apresentar uma contextualização relativa à dinâmica do processo de envelhecimento com uma reflexão acerca das suas diferentes valências. Tendo em consideração o aumento da esperança de vida, torna-se importante promover uma aprendizagem ao longo da vida ‘para’ e ‘com’ os cidadãos mais idosos. Neste âmbito, é realizada uma abordagem multidisciplinar onde se destaca a importância da gerontologia e da gerontagogia, num contexto de formação que se pretende ser mais ajustada às necessidades dos cidadãos mais idosos. Neste particular, de formação ao longo da vida, é dado um particular realce às Universidades da Terceira Idade a funcionar em Portugal, relativamente ao seu contributo educativo e, ao mesmo tempo, o seu contributo social. Atendendo ao facto de cada vez mais a presente sociedade do século XXI assentar em serviços e plataformas digitais, o artigo visa ainda promover uma reflexão crítica relativamente aos designados ‘nativos digitais’ e aos ‘imigrantes digitais’, no que respeita às respetivas competências digitais que lhes permitem exercer os seus direitos e os seus deveres como cidadãos. Neste novo contexto digital, torna-se importante incluir os cidadãos mais idosos no sentido de os capacitar para estes novos desafios proporcionando-lhes condições para que possam usufruir de um melhor e mais adequado envelhecimento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5382
DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v12i3.6005
ISSN: 2317-6695
1679-7930
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação gerontológica.pdf716,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.