Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/544
Título: Conservação e valorização de Asphodelus bento-rainhae P.Silva e Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez da Beira Interior
Autor: Delgado, Fernanda Maria Grácio
Palavras-chave: Asphodelaceae
Actividade fago-inibidora
Germinação
Lamiaceae
Morfologia
Óleos essenciais
Data de Defesa: 2010
Editora: UTL. ISA
Citação: DELGADO, Fernanda Maria Grácio (2010) - Conservação e valorização de Asphodelus bento-rainhae P.Silva e Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez da Beira Interior. Lisboa : Universidade Técnica. Instituto Superior de Agronomia. 132 p., 9 f. Tese de Doutoramento.
Resumo: A protecção da biodiversidade vegetal e a exploração sustentada do seu potencial utilitário, foram as duas estratégias de base para o desenvolvimento deste trabalho que decorreu, maioritariamente na Beira Interior. A escolha das espécies teve como objectivos: pela via conservacionista, o estudo da espécie endémica com distribuição restrita à vertente Norte da Serra da Gardunha, espécie prioritária e em Perigo Crítico de Extinção, Asphodelus bento-rainhae P. Silva e, pela via utilitária, o estudo da espécie endémica do sudoeste da Península Ibérica, Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez. Para A. bento-rainhae a germinação das sementes após quebra de dormência relacionada com inibição tegumentar e a viabilidade das mesmas, recentemente colhidas e após dois anos de conservação foram avaliadas. Os resultados indicam que o tratamento de escarificação mecânica por corte da testa das sementes foi o mais eficaz para quebrar a dormência existente nas mesmas. Verificou-se que a propagação predominantemente vegetativa da espécie nos locais de estudo, provavelmente, tem influência na homogeneidade morfológica dos exemplares estudados. Constataram-se decréscimos significativos no desenvolvimento dos órgãos florais e frutos em parcelas com elevado sombreamento, indiciando uma preferência da espécie para orlas e zonas com boa exposição solar, sendo, certamente, a estratégia a definir nos repovoamentos a estabelecer nos planos de reforço populacional a longo prazo. No que concerne aos estudos das características morfológicas e genéticas, efectuados com L. luisieri em quatro populações distintas (Vila Velha de Ródão, Mata, Casal da Fraga e Penamacor), verificou-se que, a de população de Vila Velha de Ródão, apresentou maior variabilidade. Pela fragmentação do habitat e baixa acção antropomórfica, leva-nos a supor ser a população mais antiga e mais adaptada à conservação. A composição química e actividade biológica foram também estudadas durante os anos de 2005 e 2006 nas quatro populações. Em 2006, foi estabelecido um campo de produção, em Castelo Branco, com a população de Penamacor, por apresentar melhores resultados em testes de bioactividade. A partir de folhas e inflorescências de exemplares deste campo, testou-se a actividade fago-inibidora nos anos de 2006 e 2007. Em 2009 estudou-se a composição química em diferentes estados fenológicos. O óleo essencial das quatro populações apresentou em comum o composto maioritário acetato de trans-a-necrodilo. A população cultivada manteve ou incrementou a sua actividade fago-inibidora. Verificou-se que a maior percentagem de compostos com acção fago-inibidora ocorreu em extracções de inflorescências em inicio de floração. A influência de 2 anos de conservação dos diásporos das quatro populações na germinação, foi estudada, tendo-se concluído não ocorrer diminuição significativa da capacidade germinativa.
Descrição: Tese apresentada ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Doutor em Engenharia Agronómica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/544
Aparece nas colecções:ESACB - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento Fernanda Delgado 2010.pdf10,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.