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Título: Marketing na restauração : estudo de caso “Helana – Restaurante”
Autor: Ramos, Mário Rui dos Santos
Palavras-chave: Marketing
Restauração
Helana
Qualidade
Posicionamento
Data: 2016
Citação: RAMOS, Mário Rui dos Santos (2014) - Marketing na restauração : estudo de caso “Helana – Restaurante”. Idanha-a-Nova : IPCB. ESGIN. 127 p.
Resumo: O presente trabalho visa a obtenção do Título em Especialista em Hotelaria e Restauração ao abrigo da Portaria n.º 256/2005 e do Decreto-lei n.º 206/2009, pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O objetivo é apresentar através da minha experiência e conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso profissional na área da Hotelaria e Restauração, um trabalho desenvolvido na minha área, intitulado “Marketing na Restauração – Estudo de Caso “Helana – Restaurante”. Na atualidade, para fazer face às exigências, necessidades e expetativas dos clientes, muitas empresas recorrem à utilização de ferramentas, que possam situar a sua posição no mercado, no sentido de manter os atuais e conquistar novos clientes. A Vila Idanha-a-Nova tem apostado no desenvolvimento do turismo da região, sendo fundamental a prestação de serviços de restauração com qualidade, uma condição fulcral para atingir essa meta. Este trabalho irá demonstrar as políticas de marketing da restauração adotadas, através da caracterização interna e externa do “Helana – Restaurante”, tendo em conta os fatores políticos, económicos, socioculturais e tecnológicos da região, bem como dos seus clientes-alvo, o posicionamento da marca, as fontes de mercado, o marketingmix, etc. Está em curso a aplicação de um inquérito de qualidade aos clientes do restaurante (baseado no modelo de SERVQUAL), de forma a aferir os níveis de satisfação e se confirmam que as características sui generis, fruto de um rumo traçado, alicerçado num código genético próprio e apto a produzir vantagens competitivas inimitáveis, são de facto uma boa aposta da gerência, logo este trabalho pode ser considerado como um início e não um fim. Assim, este trabalho permitiu concluir que o IVA é um dos fatores mais prejudiciais do restaurante em termos financeiros e que o planeamento de marketing confirma o potencial do setor de restauração, onde as atividades de marketing e comunicação muitas vezes se encontram ausentes, e que são cada vez mais imprescindíveis.
Descrição: Trabalho apresentado em cumprimento dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Hotelaria e Restauração.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5445
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